Specialized Demo Rodas 27.5" atrás e 29" na frente não são mais exclusividade dos profissionais


A Demo foi notícia em julho de 2019, quando fotos da bike de downhill de 29 polegadas vazaram. Muitas dessas fotos eram do francês Loic Bruni – atual campeão do mundo e da Copa do Mundo de DH –, que estava pilotando uma Demo com roda traseira de 27.5 polegadas e roda dianteira de 29 polegadas.

 


Vários pilotos e algumas marcas ingressaram no clube das rodas mistas ("mullet bikes"), mas a Specialized concluiu que seus clientes não receberiam todo o benefício dessa configuração sem alterar o quadro. Portanto, além de uma reconstrução completa, a nova Demo recebeu uma proposta específica para surpreender o mercado.

No futuro, todas as Demos sairão da fábrica com rodas 27.5" atrás e 29" na frente, mas essa configuração não será única. Graças ao flip chip, você poderá escolher o tamanho da sua roda traseira, se 27.5 ou 29. A solução já é utilizada em outras bikes da marca para mudar a geometria conforme o local e preferência do piloto – para buscar maior estabilidade ou agilidade, a grosso modo. No entanto, na Demo haverá três posições: a mais longa sendo específica para a 29, a menor sendo específica para 27.5; e ainda uma configuração intermediária compatível com qualquer tamanho. Nessa posição, por exemplo, poderá ser a escolha dos fãs de 27.5 que desejam mais estabilidade ou dos fãs de 29 que desejam mais manobrabilidade. A foto está um pouco escura, mas o flip chip está na configuração mais curta.

Com muitas combinações possíveis, mudam também os números referentes à geometria. Na maioria das vezes, a configuração de 29 polegadas não mudou muito em relação à Demo 29 anterior: as rabeiras da corrente encurtaram em alguns milímetros, o ângulo do tubo de direção aumentou 0,1 grau e o alcance foi reduzido em um milímetro. E o sistema de link ainda tem muito do design revolucionário que alterou e elevou a qualidade da Specialized Enduro.

A nova Demo deve chegar às lojas no final do mês. Serão duas versões da nova Demo: Race (US$ 6.800) e Expert (US$ 5.000), e também será possível adquirir apenas o quadro (US$ 2.500). O quadro estará disponível apenas em alumínio, pois a Specialized afirma que o material é simplesmente o melhor para DH, graças ao peso e à flexibilidade extras. Mas, como anunciou a Specialized: "ele funcionou bem na última temporada, mas se houver demanda suficiente pelo carbono, talvez tenhamos mais notícias da Demo em menos de um ano".

REVISTA BIKE ACTION

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram