top of page

Único brasileiro a vencer etapa do Tour de France confirmapresença no GFNY Bento Gonçalves


Mauro Ribeiro pedala na etapa nacional da principal maratona de ciclismo amador do mundo com a bagagem de ter sido vencedor da mais tradicional competição de ciclismo de estrada do planeta. Foto acervo pessoal


A grandiosidade de um evento ciclístico consolidado mundialmente é capaz de atrair grandes e referenciais nomes da modalidade -- não somente do país, mas também em nível internacional. Com a proximidade da realização inédita no Rio Grande do Sul, o GranFondo New York Bento Gonçalves se prepara para receber o único brasileiro ganhador de uma etapa do Tour de France, a mais tradicional competição de ciclismo de estrada do mundo, organizada com a chancela da UCI WorldTour: o ciclista Mauro Ribeiro, que confirmou participação na prova marcada para o dia 16 de outubro, na Serra Gaúcha.

Natural de Curitiba, Ribeiro venceu a 9ª etapa do evento de 160 quilômetros, pedalando no percurso entre as cidades francesas de Alençon e Rennes, em 1991. Mais de três décadas depois, o atleta renova sua paixão pelo esporte ao garantir presença no GFNY Bento Gonçalves. “É a primeira vez que terei a oportunidade de participar de uma etapa do GFNY. Achei fantástico o fato de termos esse evento de nível mundial no Brasil, proporcionando novos desafios aos ciclistas brasileiros -- além, é claro, de fomentar toda a região onde irá ocorrer a prova”, celebra.

A bagagem que levará ao Sul do país é extensa. Ele iniciou no ciclismo na década de 1980, aos 16 anos de idade, quando logo sagrou-se campeão no Pan-Americano de Ciclismo. Na sequência, disputou o Mundial em Firenze, na Itália, e em 1983 conquistou a medalha de bronze nos 400 metros por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Caracas. Já no ano de 1985, Mauro se mudou para a Europa, onde conquistou mais 17 títulos internacionais e figurou entre os 60 melhores ciclistas do mundo, vencendo, então, a 9ª etapa do Tour de France, como membro da equipe francesa RMO. Em 2001, assumiu o cargo de técnico da Seleção Brasileira de Estrada, no qual permaneceu até o ano de 2008. Atualmente, mora na capital paranaense e possui sua própria marca de roupas especializadas para a prática do ciclismo: a Mauro Ribeiro Sports.

Toda essa vivência o faz acreditar que o ciclismo tem muito potencial para se desenvolver no país, destacando eventos como o GFNY nesse movimento de fortalecimento da modalidade. “Em termos de incentivo, crescimento e infraestrutura ainda precisamos melhorar, enquanto nação. Mas o ciclismo vem em um ritmo bom, e acredito que o Brasil tenha potencial gigantesco na modalidade”, analisa.

Para sua participação inédita em GFNYs, a expectativa é encontrar trajetos desafiadores, mas ricos em paisagens de tirar o fôlego. “Como o percurso será em uma região serrana, será exigido dos ciclistas um bom preparo físico e técnicas para as elevações. Já estive várias vezes na Serra Gaúcha, por isso posso afirmar que lindas belezas naturais não irão faltar”, acrescenta.

Saiba como será o GFNY Bento Gonçalves

Momento inédito na história esportiva do Rio Grande do Sul e emblemático para o ciclismo brasileiro, o GranFondo New York Bento Gonçalves ocorrerá no dia 16 de outubro. A prova passará pelas cidades de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha -- além do município anfitrião. Haverá duas opções de trajetos: no longo, de 143 km, a altimetria -- contabilidade da distância vertical entre os pontos de partida e chegada -- será de 2.963 metros. Na versão média, cujo percurso será de aproximadamente 80 km, o ganho de elevação chegará a cerca de 1.500 metros.

Todos os competidores, sejam amadores ou profissionais, largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com um suporte que vai de atendimento mecânico e médico a estações de alimentação e hidratação. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY. A organização do evento é da Global Sports Eventos Esportivos. Inscrições e mais informações no site

Serviço

O que: GFNY Bento Gonçalves, etapa brasileira do desafio mundial de ciclismo amador GranFondo New York

Onde: em Bento Gonçalves-RS

Quando: dia 16 de outubro

Inscrições e mais informações: no site


capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page