CIPÓ CUP MTB CHALLENGE 2018: HORA DE PEDALAR FORTE EM CARTÃO POSTAL DE MINAS


Cinco dias de desafio, 400 quilômetros de percurso e um time de feras de alto nível técnico, com direito à presença de um craque italiano da disciplina. Já seria suficiente para confirmar o Cipó Cup MTB Challenge como uma das principais provas de mountain bike por estágios do Brasil. Mas ainda há outro aspecto especial, capaz de dar uma personalidade única à maratona, que começa nesta quarta-feira (23), com o prólogo, e consagrará campeões e finishers domingo (27): o visual. Localizada a cerca de 150 quilômetros da capital mineira, a Serra do Cipó tem um ecossistema único com vegetação baixa e uma riqueza de espécies características, além de ser banhada por várias cachoeiras e proporcionar uma altimetria perfeita para esse tipo de evento. Uma experiência única, que vai muito além da ‘simples’ força nas pernas.

Biker com experiência internacional em eventos como o Transalp Challenge, Antônio Gonçalves, o Ticorico, organizador da prova, procurou escolher a dedo as trilhas para a edição deste ano. Valendo-se das montanhas da região; da quantidade de trilhas intocadas e da amplidão da Serra, preparou um cardápio que certamente não vai desagradar a quem está bem preparado, com muitos single tracks, trechos em cascalho, descidas técnicas e subidas exigentes, passando por localidades como Peixe Tolo, Cabeça de Boi, Alto Palácio, Lapinha da Serra, Campo Redondo e Os Borges. Depois do aquecimento do prólogo, nesta quarta (3,87km), cada dia de prova trará um desafio à parte, com as distâncias respectivas de 69,3km; 114km, 84,9km e 64,9km. Os ciclistas chegarão a encarar trechos com mais de 1.400m de altitude.

E um dos aspectos característicos da prova é a imersão total na cultura local. Os inscritos ficarão hospedados em pousadas e casas de moradores da região e as refeições principais do dia vão destacar a culinária mineira, com seus quitutes fonte de muita energia. A cronometragem será toda feita via satélite, a cargo da Chronosat, que tem no currículo eventos como o Rally dos Sertões.

E se as inscrições foram limitadas para manter o crescimento sustentável e programado do evento, qualidade em ação não vai faltar. Entre os inscritos destaque para o multiesportista brasiliense Alexandre Manzan que, como triatleta chegou ao vice-campeonato da Copa do Mundo e hoje se dedica a desafios extremos. A presença estrangeira é garantida pelo fortíssimo italiano Marzio Deho (Olimpia Bikes), duas vezes campeão do Iron Biker brasileiro e com participação nas principais maratonas da modalidade.

O 2º Cipó Cup MTB Challenge tem o patrocínio de Cannondale, Molaço e Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro; apoio de Tripp Aventura, Exceed, Adrena Esporte e Aventura, On off, Motul, Jet Adventure e Bend Beer e apoio de Serra do Espinhaço; prefeituras municipais de Itabira e Morro do Pilar e da Federação Mineira de Ciclismo. A organização é da Pedal Verde e Trans Espinhaço. O site oficial da prova é o http://www.cipocup.com.br.


REVISTA BIKE ACTION

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram