ULTRAMARATONA SPECIALIZED CAMINHO DAS PEDRAS


A Specialized e o Ravelli Xtreme promovem a Ultramaratona de Mountain Bike Specialized Caminho das Pedras - evento idealizado pelo multicampeão Márcio Ravelli - que será realizado em São Thomé das Letras (MG), nos dias 10 e 11 de novembro de 2018.

“A cidade está a quase 1.500 metros de altitude, construída em uma montanha muito especial, feita praticamente de rochas de quartzito, e ao redor só o que se vê são montanhas, muitas montanhas. Com esta geografia, suas ruas de pedra e todo o misticismo que envolve relatos de aparições de "ovnis", São Thomé das Letras ganha um ar rústico e místico, localizado a 350 km de São Paulo e 310 km de Belo Horizonte. Quando pisamos aqui pela a primeira vez, sentimos que se tratava de um lugar diferente e muito especial, pois era possível combinar um evento de mountain bike com a magia que transpira das pedras e da história local. É impossível não sentir a energia boa das rochas fluindo”, comenta Márcio Ravelli, diretor técnico e idealizador da Ravelli Xtreme .

A Ultramaratona de MTB Specialized Caminho das Pedras oferece literalmente o #OPuroMTB, graças as condições perfeitas para o mountain bike, com muitas trilhas, cachoeiras e natureza esplêndida.Em 2017 foi feito um projeto piloto: o Desafio 50k, para testar a infra-estrutura e a sinergia do local com uma prova de bike. “Nos meus quase 10 anos à frente do GP Ravelli, nunca havia presenciado a chegada de atletas tão eufóricos e felizes com um percurso. Era contagiante ver a alegria de todos quando chegavam: um batia no capacete do outro, gritavam, e a frase que mais ouvíamos era: que lugar, que energia, que trilhas! Vocês precisam fazer prova sempre aqui em São Thomé”, conta Vanessa Cabral – diretora e sócia do Ravelli Xtreme.

Em 2018, a prova recebeu um grande e imprescindível reforço: a Specialized (multinacional e líder do segmento de bicicletas) entrou como Patrocinadora Máster do evento, permitindo não só que o evento voltasse a acontecer, mas que neste ano, já fosse uma forma de Ultramaratona – 2 dias de muito MTB nas trilhas mágicas da região.A prova acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, numa grande Arena que será montada na Praça Barão de Alfenas, no Centro de São Thomé. Serão dois dias de prova do mais puro MTB para quem escolher as Categorias Pró e 1 dia de prova para quem optar pelas Categorias Sport. “Como a maior parte dos percursos é em "single / dual track", tivemos que limitar o número de inscritos para no máximo 500 atletas” comenta Márcio Ravelli. “Queremos que os competidores desfrutem ao máximo de cada trilha, e para isso também contamos com uma grande equipe de socorristas, médicos e veículos de resgate” - acrescenta.

Além de optar pelos percursos de 1 ou 2 dias, os Atletas da Pró poderão escolher também entre Categorias Solo ou correr em Duplas. São cerca de 30 categorias divididas por idades, com destaque para a categoria e-Bike.

Premiação

A organização ofertará a premiação 20 mil reais em dinheiro!Foco no público feminino “Sabemos do crescimento e da importância de reconhecer o esforço das mulheres dentro do esporte. Para tanto, estamos oferecendo 5 categorias com premiação em dinheiro em nível de igualdade ao que está sendo oferecido ao público masculino. Ao todo são mais de 7 mil reais para as mulheres”, ressalta Vanessa Cabral, organizadora do evento.

Além da premiação em dinheiro, o evento oferece:

• Troféus/Medalhões para os 5 primeiros colocados de todas as Categorias Pró e Sport;

• Medalhas de finisher para todos que terminarem a prova.

• Squeezes Specialized para os 100 primeiros inscritos.

Kits dos participantes

Os atletas que se inscreverem para a competição, tanto Pró como Sport, terão 4 opções de KIT:

• KIT ECONÔMICO – que inclui placa de identificação e todos os serviços oferecidos pela prova – hidratação, resgate, segurança e medalha de finisher;

• KIT PADRÃO – que inclui placa de identificação e camisa de poliamida, meia personalizada no Kit Atleta e os serviços oferecidos pela prova – hidratação, resgate, segurança e medalha de finisher;

• KIT GOLD – que inclui placa de identificação e camisa de ciclismo, meia personalizada no Kit Atleta e os serviços oferecidos pela prova – hidratação, resgate, segurança, medalha de finisher;

• KIT PREMIUM –que inclui placa de identificação, camiseta de poliamida, camisa de ciclismo, meia personalizada no Kit Atleta e os serviços oferecidos pela prova – hidratação, resgate, segurança e medalha de finisher.

A Specialized Custom desenvolveu duas camisas de ciclismo exclusivas para a prova, que virão nos KITS GOLD e PREMIUM

Diversão para toda familia

A Arena Specialized KIDs funcionará durante todo o evento, oferecendo às crianças de 4 a 12 anos bikes para teste. “É uma ótima oportunidade para que o futuro do nosso esporte possa começar ainda mais cedo, testando, brincando de competir, se familiarizando com essa modalidade tão incrível” - afirma Vanessa.

“O desenvolvimento e o futuro do nosso esporte está nas crianças, e é nosso dever como marca, proporcionar esse contato, assim construímos ciclistas apaixonados e contribuímos com a evolução do esporte no Brasil" - ressalta Marina Richwin, da Specialized Brasil.

No sábado (10 de novembro) haverá ainda o Specialized Xtreme Kids. Serão várias baterias por idade a partir das 14 horas dentro da Arena, e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site: www.gpravelli.com.br.

Altimetrias da Prova

Dia 1 Pró - A Etapa Rainha do Percurso Pró será no dia 10 de novembro com 50km e 1.900 metros de elevação, e traz como principal atração a famosa Trilha do Defunto: 15 km de muita técnica e um visual incrível. Além dela, os atletas passarão pela Trilha do Shangrilá, famosa por suas inscrições rupestres em várias formações rochosas.

Dia 2 Pró - A Etapa Rei no Domingo dia 11 de novembro será de 42 km e 1.440m de elevação. Neste dia, os atletas da Pró passarão pela Trilha do Curral e a famosa descida do Paredão – um teste de habilidade para os atletas mais experientes.

Dia 1 Sport - Os atletas da Sport correrão também no domingo, 11 de novembro, porém em um percurso misto de 33km e 1300 metros de elevação. Este percurso é misto, composto por trilhas e estradões. Mas nem por isso deixam de existir desafios, como a Descida da Pedreira passando ao lado da Cachoeira da Ricarda.

Tanto a Pro como a Sport serão testados pela dura Trilha da Cava: última subida antes da chegada, com 5km de extensão.

Para quem vai participar, o evento oferece também:

• Lounge Specialized

• Lounge MTB90 – a confirmar*

• Exposição de bikes e acessórios.

• Specialized Xtreme kids (sábado)

• Arena Specialized KIDs

• Cicloturismo

• Apoio Neutro Shimano

Suporte Neutro Shimano

Além do patrocínio Specialized, a multinacional de componentes para bike Shimano oferece no evento o Suporte Neutro aos atletas nos dois dias de prova, garantindo a manutenção e reparo da bike antes, durante e depois da competição. “Ter a Shimano ao nosso lado permitiu melhorar ainda mais o serviço de manutenção e apoio aos nossos atletas, ainda mais em um percurso como o de São Thomé que vai exigir muito do equipamento“ - ressalta Ravelli.

NOVIDADES 2018: Além das duplas e categorias por idade, o evento oferece também:

CATEGORIA MÁSTER E-BIKE – Categoria exclusiva para bikes elétricas, sem faixa etária. Poderão competir atletas de 30 anos acima no percurso Sport. A Specialized irá oferecer algumas mountain bikes TURBO LEVO de pedal assistido para correrem a prova. Os atletas interessados deverão estar inscritos no evento e entrar em contato com a organização para se candidatarem a uma bike. CATEGORIA HEAVY BIKERS – Nesta categoria poderá se inscrever somente atletas que tenham o peso corporal acima de 90Kg (no percurso Pró). O peso será conferido pela Organização no momento da retirada do KIT.

IMPORTANTE: Todos os atletas participantes têm seguro de vida fornecido pela LAF Seguros e as provas recebem a chancela da LIVRE BRASIL, que fornece o alvará desportivo para todas as provas organizadas pela Equipe Ravelli Xtreme.Sobre o Ravelli Xtreme: Segmento de Ultramaratonas do Grupo GP Ravelli - uma das maiores e mais tradicionais provas de MTB do Brasil. 2018 é o 13º ano de existência deste campeonato idealizado pelo DuoDeca Campeão de XCO Márcio Ravelli, que coloca sempre desafios de diferentes níveis para que os atletas se superem a cada nova etapa.

Mais informações: www.gpravelli.com


REVISTA BIKE ACTION

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram