Oslo acaba de provar que zero é possível


A CAPITAL NORUEGUESA TEVE ZERO MORTES DE PEDESTRES

E CICLISTAS EM 2019.

Oslo, na Noruega, alcançou um marco notável em sua busca pela Vision Zero: a cidade testemunhou mortes zero em ciclistas e pedestres em 2019. Concebida em 1997 pelo parlamento da Suécia a Vision Zero introduziu o conceito e a necessidade ética de atingir zero mortes no trânsito e lesões serias.

"Nunca é eticamente aceitável que pessoas sejam mortas ou gravemente feridas enquanto se deslocam dentro do sistema de transporte rodoviário", afrma o princípio Vision Zero. Tecnicamente, Oslo não alcançou totalmente o Vision Zero, embora este seja de longe o mais próximo - e talvez qualquer cidade moderna - de chegar a isso. Houve uma única fatalidade no trânsito em Oslo no ano passado, que envolveu alguém entrando em uma cerca. O sucesso da Vision Zero de Oslo não ocorreu da noite para o dia.

Segundo o jornal norueguês Aftenposten, que anunciouo progresso signifcativo da Vision Zero da cidade, houve 41mortes no trânsito em 1975, antes que medidas de segurança no trânsito, como limites de velocidade mais baixos, se tornassem mais comuns. Uma década depois, o número de mortes no trânsito caiu para 27. Apenas cinco anos depois,em 1990, o número caiu para 18. Antes de 2019, o ano menos mortal de Oslo para acidentes de trânsito havia sido em 2005, com três mortes.

Enquanto isso, o objetivo do Vision Zero permanece ilusório nas cidades dos Estados Unidos - que sofreu o maior número de mortes de ciclistas em 30 anos em 2018. A cidade de Nova York, em particular, está lutando para melhorar a segurança de ciclistas e pedestres; no ano passado, a cidade sofreu 29 mortes de ciclistas, em comparação com 10 no ano anterior.

Então, o que podemos aprender com Oslo? Como Oslo conseguiu chegar tão perto do que anteriormente era um objetivo aparentemente inatingível? O artigo da Aftenposten descreve algumas das prováveis explicações. A maior (e mais promissora) proposta, porém, é que a cidade não implementou realmente nenhuma solução inovadora. As razões mais prováveis para a drástica melhoria da cidade na segurança no trânsito incluem: mais infraestrutura de bicicletas, limites limites de velocidade mais baixos, menos veículos nas estradas em geral, menos tráfego em áreas residenciais, lombadas, veículos equipados com melhor tecnologia e melhores estradas em geral. A cidade também criou “ zonas cardíacas ” sem carros em todas as escolas primárias, em um esforço para se concentrar na segurança infantil em particular. (Nenhuma criança de até 15 anos de idade foi morta em acidentes de trânsito em todaa Noruega no ano passado também.) No geral, esses resultados encorajadores parecem ser o culminar de uma variedade de soluções e um foco contínuo na melhoria. E embora você ainda não possa explicar completamente o erro humano, o planejamento urbano cuidadoso pode percorrer um longo caminho. É quase como se priorizar a segurança no trânsito realmente funcionasse. Como afrma uma publicação na Vision Zero, “a vida e a saúde nunca podem ser trocadas por outros benefícios dentro da sociedade” - não para a conveniência de veículos particulares, e certamente não para viagens mais rápidas.

JESSICA COULON Editor digital assistente Quando não está andando de bicicleta de montanha, Jessica relata notícias, equipamentos e tudo relacionado a ciclismo

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