top of page

Araxá bate recorde histórico de inscrições na edição especial de 20 anos da CIMTB




Ao todo foram concluídas cerca de 1.800 inscrições na etapa de abertura da competição, que acontece entre sexta e domingo (14 e 16), no

Grande Hotel Termas de Araxá


A etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike, que comemora nesta semana 20 anos, tem tudo para ser, de fato, um momento histórico. Se depender da quantidade de participantes, isso já é uma certeza. São 1.361 ciclistas inscritos, totalizando cerca de 1.800 inscrições realizadas para o evento (isso porque mais de 200 atletas competem duas ou três corridas no evento), um recorde histórico da prova mais tradicional do mountain bike latino-americano. Todas essas informações estão disponíveis no site de inscrições da prova (Ticket Sports).


A competição tem início oficial na sexta-feira (14) e segue até domingo (16), reunindo destaques nacionais e internacionais. Nos três dias haverá transmissão ao vivo da CIMTB: na sexta e sábado (15) todas as provas serão transmitidas no Instagram (http://www.instagram.com/cimtb). Já no domingo, enquanto a primeira bateria do dia terá flashes no Instagram @cimtb, as largadas das 10h, 12h e 14h, serão transmitidas no GE Triângulo (https://ge.globo.com/mg/triangulo-mineiro/) e no YouTube da CIMTB (https://www.youtube.com/user/cimtb).


Dentro das pistas, atletas de muito peso internacional estarão competindo durante três dias, em provas que somam importantes pontos nos rankings olímpico e mundial. Assim, quem quer estar nas Olimpíadas de Paris 2024, precisa performar bem em Araxá, que é a prova nacional que mais oferta pontos nos dois rankings da UCI (União Ciclística Internacional), um total de 170 pontos aos campeões das elites após três corridas: o Short Track (XCC) de sexta-feira, o Cross Country Olímpico de sábado e o XCO Hors Class (HC) do domingo.



Argentina Agu Apaza durante treinamento nesta quarta (Crédito: Alemão Silva/CBMM)


Entre os brasileiros, estão confirmados Raiza Goulão, Isabella Lacerda, Karen Olimpio, Hercilia Najara, Letícia Cândido, Henrique Avancini, José Gabriel Marques, Luiz Cocuzzi, Guilher Muller, Nicolas Machado, Ulan Galinski, entre outros. Do exterior, candidatos também a altura na busca pelas vitórias: entre as mulheres, as argentinas Agustina Apaza, Ines Gutierrez, Pilar Adoue, a chilena Pilar Corvalan, a colombiana Yosiana Quintero e a equatoriana Michela Molina; entre os homens, são favoritos o argentino Catriel Soto, o chileno Martin Vidaurre, os colombianos Jhonnatan Botero, Juan Monroy, Jerónimo Botero, e o mexicano Gerardo Ulloa.


Atletas já estão em Araxá

Algumas das principais equipes já estão em Araxá, treinando para a prova. Os ciclistas da seleção argentina foram os primeiros a chegarem no município, sendo que alguns deles já rodam no circuito desde segunda-feira (10). "Voltar aqui é sempre uma alegria. Poder estar aqui em uma data mais. Para mim é a melhor corrida da América Latina", destacou Agustina Apaza.


"Não estive aqui no ano passado e este ano encontrei uma pista muito diferente. O traçado se parece com a Copa do Mundo (do Brasil, em Petrópolis) do ano passado. Uma pista muito exigente, porém muito divertida. Estou contente e preparada, sabendo que a pista vai ser uma das exigências, enquanto a outra será o ritmo de competição das mulheres. As brasileiras estão muito fortes", completou Agustina


Entre os brasileiros que já treinaram no circuito, destaque para o atual bicampeão da Copa Internacional de Mountain Bike, o mineiro José Gabriel, e o atleta da cidade vizinha de Patrocínio, Nicolas Machado. "Fiz meu primeiro reconhecimento do circuito na manhã desta quarta-feira (12). Ele não mudou muito em relação a 2022, porém as condições climáticas deste ano estão totalmente diferentes. A pista está um show", comentou José Gabriel. "Serão comemorados os 20 anos da etapa, em uma pista que está sensacional. O público vai comparecer em peso, ou seja, vai ser um show para todos", contou Nicolas.



Atual bicampeão da CIMTB, José Gabriel durante treino (Crédito: Alemão Silva/CBMM)


Programação de quinta-feira

A programação do evento começa já na quinta-feira (13), com a realização da Clínica Técnica CIMTB das 10h às 16h. A atividade será apenas para os treinadores que fizerem o agendamento com antecedência e, assim, os mesmos poderão acessar à pista, junto com seus atletas. Para ter acesso à pista, o treinador deve pegar as placas da clínica técnica com a organização no local do evento e fixá-las em todas as bikes participantes. Cada treinador poderá estudar a pista com seus atletas por um período de no máximo 2 horas, dando espaço assim para que outros treinadores possam também trabalhar com seus alunos/atletas na pista.


Programação das provas na etapa

A partir de sexta-feira (14), tem-se o início das mais de 50 largadas para 46 categorias da CIMTB, durante os três dias de evento. O primeiro dia de provas é marcado pelas baterias do Short Track (XCC). Enquanto as categorias promocionais têm início às 14h, a super elite feminina vai à pista às 15h30 e a super elite masculina logo em seguida, às 16h30. Os treinos oficiais acontecem das 10h às 16h neste dia, para Maratona, XCC e XCO.


Já no sábado (15), mais três baterias. A primeira delas às 8h20, com as disputas das E-Bikes. Às 10h20 acontece a segunda disputa para as super elites, com o Cross Country Olímpico (XCO) classe 1. A última largada do dia tem início às 14h, para a Maratona, em suas 15 categorias. O treino livre do XCO é das 12h30 às 17h, porém sem ser permitida a utilização do trecho da Maratona.


No domingo, 22 categorias largam para encerrar a programação de dentro das pistas em grande estilo, com baterias às 8h (Masculinas – Sub17, Sub15, ULTRA, Sub55, Sub60, Sub65, Over65, Sub12), 10h (Masculinas – Sub30, Sub35, Sub40, Sub45 e Sub50), 12h (Femininas – Super Elite, UCI Junior Series, Sub17, Sub15, Sub40, Sub50, Over50, Sub12) e 14h (Masculinas – Super Elite e UCI Junior Series).


Programação fora das pistas

A programação de atividades do evento do lado de fora das pistas também tem início na quinta-feira (13) a partir de 17h, quando acontece o Congresso Técnico da etapa, no Pódio CIMTB. Logo em seguida, no mesmo local, haverá três palestras: 17h30, “Desenvolvimento do MTB Pan-Americano” com Charles Evans do UCI World Cycling Center; 18h30, “A história da reinvenção da vida”, com Ilson Jr; e 20h00, “Fé Latina, uma volta de bicicleta pela América Latina”, com Beto Ambrosio.


Na sexta-feira (14), a programação acontece toda à tarde: 13h às 13h30, sessão de fotos/autógrafo com Julien Absalon no estande da CBMM; 14h às 15h15, apresentação do artista Karcocha, local itinerante; 17h às 17h30, lançamento SRAM AXS – A Transmissão dos Sonhos, no pódio CIMTB; e 18h15 às 20h30, o primeiro show do evento com a Banda Vinith, de Araxá, na CBMM.


O sábado (15) é quando haverá o maior número de atrações do lado de fora da pista: 8h às 10h, Experiência Balonismo, no SETOR C; 12h às 13h15, Arte de Rua Karcocha, itinerante; 13h às 14h, Show Vitor Fagundes (Araxá – MG) na CBMM; 14h às 15h15, Arte de Rua Karcocha, itinerante; 14h às 16h, Show Johnny Go! (Araxá – MG) na CBMM; 16h às 16h30, sessão de autógrafos/fotos com Julien Absalon na CBMM; 16h30 às 17h30, Show Manga Rosa Quarteto (Araxá – MG) no Palco Festival; 18h às 19h, Show Black Jack 21 (Uberlândia – MG) no Palco Festival; 19h30 às 20h30, Show Miltons (Araxá – MG) no Palco Festival; e 21h às 22h, Show Jefferson Gonçalves e Bitencourt Duo convida Nanda Moura (Rio de Janeiro – RJ) no Palco Festival.


No domingo (16), dia de encerramento do evento, mais shows e experiências: 8h às 10h, Experiência Balonismo no SETOR C; 10h às 11h, Apresentação Kika no Cerrado (Araxá – MG) itinerante; 10h às 10h30, sessão de autógrafos/fotos com Julien Absalon na CBMM; 11h às 12h30, Show BÊJAZZ (Araxá – MG) convida: Uberland Street Band (Uberlândia – MG) itinerante; 12h30 às 14h, Show Vitor Fagundes (Araxá – MG) na CBMM; 14h às 15h30, Show BÊJAZZ (Araxá – MG) convida: Mississippi Devils (Ribeirão Preto – SP) itinerante; e 14h30 às 17h, Show Piano Rock (Araxá – MG) na CBMM.


Programação de transmissão ao vivo


Sexta-feira - 14/04/2023

14h - Baterias promocionais do XCC - Instagram @CIMTB

15h30 - Super Elite Feminina no XCC - Instagram @CIMTB

16h30 - Super Elite Masculina no XCC - Instagram @CIMTB


Sábado - 15/04/2023

8h20 - Largada e chegada das Baterias do E-Bike - Instagram @CIMTB

10h20 - Super Elite Feminina e Masculina no XCO - Instagram @CIMTB

14h - Largada da Maratona - Instagram @CIMTB


Domingo - 16/04/2023

8h00 - Baterias 1 do dia - Instagram @CIMTB

10h - Bateria 2 do dia - GloboEsporte.com e YouTube CIMTB

12h - GloboEsporte.com e YouTube CIMTB

14h - GloboEsporte.com e YouTube CIMTB


Sobre a CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.


Sobre a SRAM

SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram


História da CIMTB

A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.


Mais informações sobre a CIMTB:

Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial Assessoria de Imprensa Gustavo Coelho press@cimtb.com.br


capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page