top of page

Avancini se despede em Snowshoe da Copa do Mundo de MTB


Essa será a única prova internacional do calendário de farewell do atleta

Ciclista depois competirá duas provas no Brasil: MTB Festival e Brasil Ride

foto Felipe Almeida




Henrique Avancini está há três corridas do fim de sua carreira como ciclista profissional. E a prova da Copa do Mundo de Mountain Bike em Snowshoe (EUA), competição que será realizada entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, será a última disputa internacional do ciclista brasileiro.


Após decidir a mudança de carreira, quando anunciou que não seria mais atleta profissional, Avancini montou um calendário de despedida das pistas. O objetivo seria estar em provas que tivessem uma ligação sentimental com sua carreira e que o aproximassem do público. Foram definidas então disputar apenas mais quatro corridas, com Snowshoe sendo a única internacional. Uma prova de Copa do Mundo, competição que Avancini fez história.


"Vou fazer minha última Copa do Mundo e, sem dúvidas, é algo muito marcante, até porque eu cresci almejando conseguir competir na Copa do Mundo e isso foi durante alguns anos um sonho, um objetivo distante até disputar o circuito. Depois, pouco a pouco, fui ampliando minhas metas até conquistar meu primeiro Top 20, meu primeiro Top 10, meu primeiro pódio e minha primeira vitória. Conquistei tudo isso, então a Copa do Mundo durante anos foi o grande palco que tive para difundir e demonstrar o esporte, a principal forma de comunicação, de alcance, de compartilhar lições com os fãs desse esporte que tanto amo”, comentou Avancini.


Competindo pela equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, Avancini se preparou de forma especial para Snowshoe. Ele disputará na sexta-feira a prova de Short Track (XCC) e no domingo o Cross Country Olímpico (XCO).


"Me aproximar agora de uma última Copa do Mundo como atleta profissional é realmente muito especial para mim. O que eu almejei foi me preparar da melhor forma possível. Depois do título Mundial de XCM (Maratona), eu tive alguns dias que eu diminuí a intensidade dos meus treinos, me concentrei muito em fazer o anúncio da minha aposentadoria e após isso eu comecei um bloco de treinamentos. Fiz um Trainning Camp isolado para utilizar a minha recuperação, meu tempo de descanso. Só almejei me preparar da melhor forma possível, chegar nas minhas melhores condições possíveis, mesmo que o resultado não seja primordial, acredito que essa seja a maneira de encarar uma Copa do Mundo. Quando você vai alinhar contra os melhores no maior campeonato que existe, você precisa estar ao máximo empenhado, afiado, acho que foi dessa forma que eu consegui chegar às vitórias, foi dessa forma que eu disputei títulos, que eu ganhei não oficialmente o título geral de 2020, onde eu fui em uma temporada o atleta que mais subiu ao pódio, com 10 pódios em Copas do Mundo em um ano somente. Então eu só tentei fazer o meu melhor mais uma vez, pela última vez. Espero acima de qualquer coisa dar o meu melhor, fazer uma boa corrida e curtir o prazer desse processo mais uma vez", finalizou Avancini.


Além da Caloi, a equipe Caloi / Henrique Avancini Racing tem também como patrocinadores Shimano, Fox, Vittoria, Z2, 9thWave, Oakley, Strava, Lazer, AminoVital, Ceramicspeed, Pimenteira Imperial, Vorr, Greenpeople, Bauerfeind, Barbedo, SeMexe, Fizik, Morgan Blue e RDR.


Esporte&Negócio

Christian McCardell




Principais feitos na carreira de Henrique Avancini:


- 2 títulos Mundiais na Categoria MTB Maratona (XCM)

- 5 vitórias World Cup (4 no XCC e 1 no XCO)

- Atleta número 1 do ranking UCI em 2020

- 23 vezes Campeão Brasileiro

- 88 vitórias em provas UCI Elite + 47 vitórias na Elite em etapas de provas por estágio

- 30 vezes Top 5 em World Cups / World Champs

- Primeiro atleta a vencer Major Races no XCC, XCO e XCM












capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page