top of page

Centauro inaugura casa do esporte no Parque Ibirapuera em São Paulo



Com experiência imersiva e serviços gratuitos, Arena Centauro terá abertura para o público a partir do próximo sábado (06)

A Centauro, maior rede multicanal de artigos esportivos da América Latina, inaugura no próximo sábado (6) a Arena Centauro Ibirapuera, um equipamento inédito no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Com o objetivo de ser a “casa do esporte”, em um dos lugares mais emblemáticos da cidade quando o assunto é movimento e vida ativa, trata-se de um espaço - com três andares e aproximadamente 1.000 m² - inteiramente dedicado ao mundo e à cultura esportiva, com uma série de experiências e serviços gratuitos para os usuários do parque. Dessa forma, a expectativa é construir mais um elo de conexão com o público para incentivar e servir a jornada esportiva de milhões de pessoas, das mais diversas formas, englobando aqueles que praticam atividade física, consomem esporte enquanto entretenimento ou vivem esse lifestyle. Cartão de visitas da cidade, o Parque Ibirapuera recebeu mais de 18 milhões de visitantes em 2022.

Para atender a esse público expressivo e fomentar essa cultura, a Arena Centauro irá aportar semanalmente uma série de atividades gratuitas, incluindo aulas de dança, yoga, clínicas de futebol, basquete e outras modalidades esportivas. No final de semana da inauguração, por exemplo, essas atividades serão conduzidas por ídolos do esporte e ex-atletas. Além disso, a casa abriga uma extensa alameda de serviços, sem nenhum custo, incluindo empréstimo diário de diversos artigos esportivos, como bolas e raquetes; oficina para reparos de equipamentos, como skate e bicicleta; e uma área para experimentação de tênis de corrida, em parceria com marcas parceiras da varejista.


O espaço também foi concebido para promover exposições imersivas itinerantes, com o objetivo de disseminar e promover a expressão e a cultura esportiva. Disponível para visitação até o fim do ano, a primeira delas faz um mergulho imersivo, interativo e sensitivo na história do esporte. A partir de 2024, a cada trimestre, uma nova mostra vai aportar mais conhecimento sobre esse universo. “A Arena Centauro materializa o nosso propósito de ‘viver o esporte com as pessoas’, nos fazendo cada vez mais presentes na jornada esportiva ao oferecer serviços e experiências que atendem todas as dimensões do esporte: a prática, o entretenimento e a expressão”, comenta Gustavo Milo, diretor de marketing da Centauro.

O empreendimento faz parte do acordo de patrocínio anunciado pelo Grupo SBF, ecossistema do esporte do qual a Centauro é parte, em parceria com a Urbia, empresa responsável pela gestão do Ibirapuera. Além da arena, a Centauro já investiu em melhorias estruturais em benefício ao parque, incluindo a instalação de nove estações para alongamento, oito para ginástica e a reforma da pista de cooper. Também foi uma iniciativa da varejista o Centauro Reveza adidas, evento que movimentou a cidade e reuniu aproximadamente 5 mil pessoas, trazendo de volta ao parque o tão tradicional e inclusivo formato de revezamento. Até o final de 2026, serão mais de 4.000m² sob responsabilidade e cuidados das marcas do Grupo SBF, que inclui também a presença da Nike no desenvolvimento e revitalização das quadras poliesportivas e de areia, bem como de espaços dedicados a modalidades como skate e futebol.

Idealizada para além de quem pratica esporte, mas àqueles que se identificam com o lifestyle e gostam de vivenciar experiências oferecidas pela cidade, a Arena Centauro no Parque Ibirapuera ainda será palco, nos dias 06 e 07 de maio, do tour do troféu da UEFA Champions League, sendo a única rede varejista da América Latina a receber a taça. Dessa forma, a cada semana, a “casa do esporte” vai oferecer uma nova programação aos usuários do parque, a qual poderá ser acompanhada pelo site.


Os detalhes da casa do esporte

Próximo ao Leão do Ibirapuera e aluguel de bicicletas, facilmente acessada pelos portões 3, 4 e 5 do parque, a Arena Centauro - operacionalizada em parceria com a agência de marketing esportivo e entretenimento Octagon Latam - será um ponto de encontro, apoio, inclusão e inspiração para o público que deseja se engajar cada vez mais no universo do esporte. Em seu subsolo, destinado à prática, os visitantes poderão encontrar uma alameda de serviços - todos gratuitos - com uma oficina de reparos básicos para bicicletas, skates e patins, além de calibrador de pneus. Lá também será possível pegar emprestado artigos como bolas de futebol, basquete e vôlei, raquete de beach tennis, tapete de yoga, mini trave e coletes esportivos, entre outros. Os visitantes também poderão testar produtos de marcas parceiras da varejista, que oferecem experimentação de tênis de corrida e chuteiras. A ideia é permitir ao praticante testar in loco o melhor produto para sua modalidade. Sob gestão da Urbia, ainda serão disponibilizados vestiários e lockers, atendendo uma demanda latente dos usuários. Aberta todos os dias, de segunda a domingo, a alameda de serviço funcionará de 08h às 20h.

No primeiro andar da casa, focado em expressão, os visitantes são convidados a viver uma experiência profunda sobre o universo esportivo, desde a época dos Gladiadores, passando para o período em que de fato o esporte se difunde na forma que conhecemos hoje. Uma exposição imersiva e permanente até o fim do ano, apoiada por painéis interativos e experiências sensitivas, com curadoria do professor e historiador Victor Andrade de Melo, da UFRJ. A mostra traz detalhes sobre as diversas mudanças e adaptações até o presente, indo a uma perspectiva de futuro, conectando cultura e tecnologia. Dividida em “eras”, cada espaço de tempo dessa narrativa é contado por meio de uma modalidade, incluindo o automobilismo, o rugby e, claro, o futebol enquanto paixão nacional. Tudo de forma envolvedora. Em uma das atrações, por exemplo, é possível experimentar o enfrentamento do rugby por meio do movimento de “tackle”, tradicional da modalidade. Em outra iniciativa, a Centauro convoca os passantes a fazerem sua aposta no esporte do futuro. A partir de 2024, a ideia é que este espaço ganhe novos temas a cada trimestre, ampliando cada vez mais o conhecimento das pessoas sobre o esporte. O espaço ficará aberto quintas e sextas-feiras, das 14h às 22h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.

Já no segundo andar, dedicado ao entretenimento, um espaço amplo e de maior rotatividade, com foco em eventos e criação de conteúdo, inclui áreas instagramáveis. Um local que pode ser explorado por marcas parceiras da Centauro, como um verdadeiro ponto de encontro para a celebração do esporte. Há um auditório para aproximadamente 70 pessoas, composto por uma grande tela de LED para exibição de partidas de diferentes modalidades, filmes, documentários esportivos e outros formatos de conteúdo. O local também conta com um estúdio próprio para gravação de lives e podcasts. O andar terá funcionamento também às quintas e sextas-feiras, das 14h às 22h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.

Completam ainda a Arena Centauro áreas externas que possibilitam eventos e interação com o público por meio de atividades ao ar livre.

Serviço Arena Centauro

Inauguração: 06 de maio, a partir das 12h

Funcionamento diário: Subsolo - Prática (Alameda de Serviços), de segunda a domingo, das 08h às 20h / 1º Andar - Expressão, quintas e sextas-feiras, das 14h às 22h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h / 2º andar - Entretenimento: quintas e sextas-feiras, das 14h às 22h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h



capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page