top of page

CiMTB Poços de Caldas: Conheça mais detalhes das três pistas da competição




Etapa, que será realizada entre 21 e 23 de junho, no Parque do Cristo, terá as provas de Short Track (XCC), Maratona (XCM) e Cross Country Olímpico (XCO) na programação




Desde o início desta semana, a organização da Copa Internacional de MTB está em Poços de Caldas, para fazer os ajustes finais da terceira etapa da temporada. Entre os dias 21 e 23 de junho, o município do Sul de Minas Gerais fará sua estreia no circuito da principal competição de mountain bike da América Latina. Um dos assuntos que gera sempre muita curiosidade por parte dos competidores, ainda mais se tratando de uma disputa nova, são as pistas. Assim, detalhamos um pouco dos desafios que os inscritos encontrarão em Poços.



A prova do Short Track (XCC) será a responsável por abrir a competição, na tarde de sexta-feira (21) - com transmissão ao vivo na Rede Minas para mais de 500 cidades do Estado e também pelo canal do YouTube da CiMTB, a partir de 13h30. Além disso, a transmissão vai acontecer também pela TV Poços e Sul Minas TV da cidade.



Com cerca de 900 metros, a pista do XCC mistura força e técnica. A primeira parte vai exigir força dos atletas, porque tem uma subida longa de estrada onde haverá os pontos de ataque e ultrapassagens. A segunda parte é feita em uma trilha estreita, que vai exigir pilotagem dos atletas. O tempo de prova varia de acordo com a largada sendo 15 minutos mais uma volta para as categorias amadoras e 20 minutos mais uma volta para as Super Elites masculina e feminina. A prova do XCC tem como suas principais características, as disputas intensas e interação do público, ou seja, promete muitas emoções.



A segunda modalidade a acontecer na programação é a do XCO, que tem duas baterias na manhã de sábado (22), às 8h20 com as bikes elétricas e 10h20, para as categorias de base masculinas, Sub-12, Sub-15, Sub-17 e Júnior, e outras quatro no domingo (23), às 8h, 10h, 12h e 14h. A programação completa você pode encontrar em https://cimtb.com.br/a-copa/programacao/. O traçado do XCO tem cerca de 4 km, uma pista muito bonita e legal de pilotar, com uma média de 9 a 10 minutos por volta.



"Procuramos mudar algumas coisas, invertendo o sentido tradicional de alguns trechos. A ideia foi inovar, já que esta é uma pista muito utilizada e tradicional da região. A pista do XCO em Poços de Caldas privilegia a bicicleta no chão, sem saltos. Porém, não deixa de ter trechos técnicos, com raízes e pedras. Exige pilotagem, mas de qualquer forma a bicicleta está mais rolando o tempo inteiro no chão, diferente de Araxá, por exemplo. Estamos construindo algumas curvas inclinadas para que a pilotagem dos atletas tenha mais fluidez. Quem quiser pedalar para reconhecer ou treinar e ter uma noção boa de como será na prova, o circuito está aberto a todos nos dias que antecedem o evento", comenta Rogério Bernardes, organizador da CiMTB.



Já a pista da Maratona tem cerca de 13 a 14 km por volta, variando a quilometragem total de acordo com as categorias, pois o número de voltas varia de 1 a 4 voltas. A largada, como nas outras categorias, é no pórtico no topo do Parque do Cristo, na parte mais alta da cidade, e já se inicia numa descida. Não chegará à parte mais baixa de Poços de Caldas, em termos de altimetria, mas terá um trajeto bacana de se percorrer. Alguns single tracks (trilhas estreitas) e estradinhas de terra, mas nada perigoso. A característica da Maratona nesta etapa é de ser uma prova mais física. Depois de descer, os atletas têm que subir, mas encontramos um percurso que vai desafiar os ciclistas.



"O destaque principal da Maratona são os visuais maravilhosos, contornando a Pedra do Balão, que é uma pedra equilibrada em cima de outra. O local é um atrativo turístico da cidade, que recebe visitas. Nossa maratona é feita em voltas para que os atletas passem mais vezes pelos pontos de hidratação e de apoio na pista. E, além disso, amigos e familiares que estão acompanhando, conseguem vê-los e podem torcer por aqueles que competem nas categorias com mais de uma volta. É diferente de uma maratona, com 60 km direto, como era antigamente, quando só podíamos acompanhar a largada e chegada", explica Rogério Bernardes.



Vale destacar que a pista da Maratona passa por uma propriedade particular, que gentilmente foi cedida para a organização da CiMTB utilizar durante o evento. "Na quinta-feira, teremos a marcação e na sexta-feira estará aberto para o treino e reconhecimento. A prova acontece na tarde de sábado e, já no domingo, faremos a limpeza do trajeto. Importante as pessoas não pedalarem fora do período do evento, porque a propriedade tem seu dia a dia normal acontecendo, que só será interrompido durante o nosso evento", finaliza o organizador.



Inscrições abertas


As inscrições para a terceira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2024 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-pocos-de-caldas-37722. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as informações do evento.



Cidades na história da CiMTB


Ao todo, 20 cidades já foram sede da competição nesses quase 30 anos de história do evento. Araxá e Congonhas se destacam, tendo recebido o evento 21 e 18 vezes, até hoje. Carandaí recebeu a prova por 10 vezes, São Lourenço e São João Del-Rei já receberam a prova em quatro oportunidades, enquanto Santa Luzia, Ouro Branco, Barbacena e Taubaté foram sede do evento três vezes. Com duas edições, as cidades de Divinópolis, São Paulo, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Lima. Betim, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Socorro, Sauípe e São Roque receberam uma edição do evento, cada.
















Comments


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page