top of page

CONHEÇA OS VENCEDORES DO DESAFIO DO TOUR DO RIO MESA DO IMPERADOR



Realizada no Rio de Janeiro, a prova chancelada pela CBC e Fecierj reuniu equipes de todo o Brasil e a elite do ciclismo de estrada


Março de 2023 - Em uma competição acirrada e cheia de surpresas, a elite do ciclismo de estrada brasileiro disputou, neste domingo (19), o Desafio do Tour do Rio Mesa do Imperador. A prova de 4,6 km reuniu mais de 220 atletas e equipes profissionais de todo o país, como Desan Domini Vezzo Team, UCRJ/TURIM, Memorial de Santos, ERT PRO CYCLING TEAM e Sharks Cycle Team. A realização é da 213 Sports, vertical de esportes da V3A.

Na categoria Elite Masculino, o atleta Leandro Donizete dos Santos foi o campeão, com um tempo de 15min44seg:610, acompanhado no pódio por Vitor Gustavo Silvestre Teixeira em segundo (16min12seg:672), Thales Fernando Areias Ribeiro em terceiro (16min28seg:504) e Maicke Rene Monteiro Pereira em quarto (16min29seg:528). Atual líder no ranking de Elite da Confederação Brasileira de Ciclismo, Felipe Marques, chegou em quinto, com um tempo de 16min29seg:643.

“Primeiramente, gostaria de agradecer aos patrocinadores por poder estar neste evento e parabenizar também a organização. É a primeira vez que estou competindo no Tour do Rio, principalmente na famosa Mesa do Imperador, nesta temida subida. Saí de casa ontem 2 horas da manhã e cheguei aqui às 5 horas da manhã, já fiz um aquecimento e subi duas vezes para conhecer o percurso antes da prova. Só tenho a agradecer e com certeza voltarei mais vezes, gostei muito do lugar”, afirmou o campeão, que é natural de Minas de Gerais, mas vive há 11 anos em Santos (SP), onde treina pela equipe Memorial de Santos.


Entre as mulheres, a ciclista Victoria Martins Remaili confirmou o favoritismo e foi a primeira colocada na categoria Elite Feminino, com um tempo de 19min23seg:604, seguida por Ana Luiza Ottoni (23min57seg:593), Hannah Costa Oliveira (24min05seg750), Gisele Saggioro Gasparotto (24min19seg043) e Line Berg Ostergaard (25min02seg127).

“Adorei participar da prova, é um caminho lindo, um percurso maravilhoso. O Rio de Janeiro é lindo e foi um dia muito gostoso. Foi uma prova muito desafiadora e espero que tenham mais edições”, falou a campeã, que é natural de São Carlos, no interior de São Paulo.

Maria Luisa Jucá, idealizadora e sócia do Tour do Rio junto à 213 Sports, celebrou o retorno do Desafio do Tour Mesa do Imperador. “O evento foi incrível, foi maravilhoso, chegada e largada sensacionais, resultados inéditos. Teve surpresas e isso é sempre muito bom”, destacou.

Para Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports, a prova foi o início perfeito para o calendário de eventos do Tour do Rio neste ano. “O Desafio do Tour do Rio Mesa do Imperador foi o primeiro de muitos. Esperamos realizar muitos outros ao longo dos anos. A prova abriu o calendário 2023 que terá também etapas em Niterói - que logo definiremos a data - e em Saquarema, que já tem inscrições abertas. É um evento intenso, de tiro curto e na capital do estado, a forma perfeita de começar o ano.”

Categorias e destaques

O Desafio do Tour do Rio Mesa do Imperador contou com 16 categorias: Elite Feminino, Elite Masculino, Sub-23 Masculino, Sub-30 Masculino, Master A Feminino, Master A1 Masculino, Master A2 Masculino, Master B Feminino, Master B1 Masculino, Master B2 Masculino, Master C Feminino, Master C1 Masculino, Master C2 Masculino, Master D1 Masculino, Master D2 Masculino. Os resultados completos podem ser conferidos aqui.

Além dos atletas das categorias Elite, os ciclistas das categorias Master também tiveram desempenhos impressionantes. Fabiano dos Santos Mota, da Master B1 Masculina, conquistou a sexta colocação geral, com um tempo de 17min13seg051. Francisco Antonio dos Santos Júnior, da mesma categoria, chegou em sétimo, com um tempo de 17min19seg150. Já Ligia Rolim, da categoria Master Feminino, registrou o 44o tempo na classificação geral, fazendo a subida da Mesa do Imperador em 20min12seg459.

O Diretor Técnico da prova, Pedro Barbosa, lembrou a importância da subida à Mesa do Imperador para os atletas brasileiros. “O evento foi ótimo! Por mais curto que seja o percurso, ele é muito emblemático no Brasil todo, muito famoso entre os ciclistas, que vem ao Rio para treinar aqui. Fazer uma prova aqui, fechar o Parque, é um grandioso evento. A organização está de parabéns.”

Já Adayr Aparecido Souza, presidente da Fecierj, destacou a importância do evento para o Rio de Janeiro. “Quem ganha muito com um evento como o Desafio do Tour do Rio é a cidade. É um evento que o mundo inteiro assiste, é um ponto turístico lindo da cidade que ganha visibilidade”, afirmou.

Recorde Strava

Entre as motivações que levaram os atletas à Mesa do Imperador, neste domingo, foi a busca pelo recorde Strava. Apesar do elevado nível técnico da competição, as marcas não foram batidas, o que reforça a grande dificuldade desta que é uma das subidas mais exigentes do ciclismo de estrada brasileiro.

Entre os homens, o recorde permanece com o ciclista Otavio Bulgarelli, que registrou um tempo de 13min50seg em novembro de 2020. Já entre as mulheres, Tota Magalhães segue no topo da lista, com a marca de 19min16seg, conquistada em dezembro de 2020.


Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.


Imagens Márcio de Miranda @m_mirandaphoto


LEAD Comunicação - Rio de Janeiro | Brasil – TOUR DO RIO

Casa do Bom Conteúdo - 213 Sports


capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page