top of page

Daniel Martin venceu a 17ª etapa do Giro D'Italia. Egan Bernal sofre, mas segura o Maglia Rosa


Daniel Martin venceu a 17ª etapa do Giro d'Italia. fotos DIVULGAÇÃO GIRO d‘ITALIA

Foi mais uma vitória na Etapa 17, com Dan Martin, integrante do grupo de 19 homens da frente, defendendo o retorno de João Almeida e Simon Yates, que atacaram do pelotão de favoritos. O líder da prova Egan Bernal sofreu e não conseguiu acompanhar os melhores escaladores do dia, mas manteve a compostura para não perder tempo no vice-campeão da classificação geral Damiano Caruso. Hugh Carthy e Aleksandr Vlasov, 3º e 4º respectivamente antes da partida, foram os principais perdedores na classificação geral em mais um dia de corrida repleto de ação, com Yates subindo para o terceiro lugar da geral.


Citações de Daniel Martin e do Maglia Rosa Egan Bernal

Vitória da primeira etapa no Giro para Dan Martin, que se torna o 102º piloto a ter vencido pelo menos uma etapa em cada um dos três Grand Tours. Dois outros pilotos irlandeses já fizeram isso antes: Seamus Elliott e Sam Bennett. É a 8ª vitória da etapa de um atleta irlandês no Giro. A última foi tirada por Sam Bennett na fase conclusiva em Roma em 2018. O único outro irlandês que venceu em uma finalização difícil no Giro antes foi Martin Earley em Sauze d'Oulx em 1986. 9º Maglia Rosa para Egan Bernal, isso é tanto quanto Nairo Quintana. É provável que ele se torne o colombiano com mais dias na liderança do Giro d'Italia amanhã.

Falando na coletiva de imprensa, o vencedor da etapa Dan Martin disse: “O aceno de cabeça quando cruzei a linha diz que não pensei que fosse vencer. Meu plano era fazer a separação hoje, mas com o vento contrário muito forte, especialmente no vale, isso matou o ímpeto do nosso grupo. Na parte inferior da escalada, eu não estava muito otimista, mas tenho me sentido muito bem na última semana, então fui duro e deixei meus companheiros fugitivos em uma seção mais íngreme. Fiz um reconhecimento dessa escalada após o Tour dos Alpes. É uma subida muito agressiva que pode provocar boas corridas. Eu sabia que a seção íngreme estava chegando e também sabia que alguns dos pilotos da GC e outros atacariam na seção mais íngreme. Eu esperava manter uma boa distância com 3km pela frente e então ir o mais forte que pudesse. No final, acompanhei a subida muito bem. Eu não posso acreditar. Vim aqui com a ideia de ganhar uma etapa, é realmente algo que consegui. O Giro é uma bela corrida que não consegui correr muitas vezes. ”

Egan Bernal não foi bem na 17ª etapa do Giro d'Italia, mas ainda mantém a Maglia Rosa.

fotos DIVULGAÇÃO GIRO d‘ITALIA

O Maglia Rosa Egan Bernal disse: “Possivelmente, teria sido melhor aceitar esta subida final porque os últimos 2km não foram extremamente difíceis. Mas é impossível ver todas as etapas de antemão e não perdi muito tempo, então em um dia que não foi o meu melhor, correu muito bem. Tentei seguir Yates, mas quando percebi que não conseguia, olhei para trás para pegar a roda do Caruso e tentei evitar ser derrubado por ele também. Com certeza não sou imbatível, mas você vê a ‘grinta’ dos pilotos nos momentos difíceis. Outros eram apenas mais fortes do que eu hoje. Foi ótimo ter um amigo como Dani Martinez comigo. Tudo que eu quero é permanecer focado até o final do Giro. ”

CLASSIFICAÇÃO APÓS 17ª ETAPA


capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page