top of page

Egan Bernal vence a 9ª etapa do Giro e assume a maglia rosa


Bernal não deu chances aos seus adversários no cascalho, ganhou a etapa e assumiu a Magli rosa fotos DIVULGAÇÃO GIRO



Egan Bernal (Ineos Grenadiers) venceu a 9ª etapa do Giro d'Italia com um ataque explosivo na íngreme pista de cascalho em Campo Felice.


O colombiano se torna a nova maglia rosa depois que Attila Valter (Groupama-FDJ) foi dispensado no início da escalada.


Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) e Aleksandr Vlasov (Astana-Premier Tech) foram segundo e terceiro, respectivamente, aos sete segundos, enquanto Remo Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) entrou três segundos depois em quarto para manter sua posição de segundo lugar no GC.


Dan Martin (Israel Start-Up Nation) terminou ao lado de Evenepoel, e alguns segundos atrás deles veio outro grupo com muitos dos contendores do GC, incluindo Simon Yates (Team BikeExchange), Hugh Carthy (EF Education-Nippo), Romain Bardet (Equipe DSM) e Damiano Caruso (Bahrain Victorious).


Como a ação do GC começou apenas nas estradas de cascalho em direção ao topo da subida final, as lacunas entre os pilotos do GC foram mínimas. Mas Bernal foi claramente o atleta mais forte nessas estradas e se confirmou como o líder da corrida.


Para o colombiano, a vitória vem depois de uma longa jornada para voltar ao seu melhor devido a persistentes problemas nas costas.


“Não consigo acreditar no que está acontecendo”, disse Bernal no final. “Acabei de ganhar minha primeira etapa em um Grand Tour. Acho que fiz muitos sacrifícios para estar nesta posição depois do Tour do ano passado [onde problemas nas costas o forçaram a abandonar]. Eu estou realmente feliz."

Os Granadeiros Ineos fizeram um excelente trabalho ao preparar o seu ataque, estabelecendo um ritmo rápido o suficiente para apanhar os últimos sobreviventes do intervalo do dia, Geoffrey Bouchard (AG2R-Citroën) e Koen Bouwman (Jumbo-Visma), apenas a 500 metros da linha final.


“Estava pensando em me sair muito bem hoje, mas não tinha certeza se iria para o pódio. Mas meus companheiros confiavam muito em mim. Eu não tinha certeza, mas eles me disseram, 'você consegue' ... Eu acho que essa vitória é mais para eles, porque eles realmente acreditaram em mim.”


A equipe agora terá a tarefa de defender a camisa rosa, com Evenepoel espreitando ameaçadoramente atrás em segundo, aos 15 segundos, e Vlasov, Ciccone, Valter, Carthy, Caruso, Martin e Yates, todos ainda a um minuto de seu tempo após um desempenho sólido hoje.


CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS A 9ª ETAPA









capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page