top of page

Egan Bernal vence o Giro. A última etapa vai para Filippo Ganna.


EGAN BERNAL É O CAMPEÃO DO GIRO d‘ ITALIA 2021. fotos DIVULGAÇÃO GIRO d‘ITALIA


Filippo Ganna se assustou ao ter um pneu furado nos últimos quilômetros do contra-relógio de encerramento de Senago a Milão (Piazza Duomo), mas após uma rápida troca de bike, o campeão mundial ainda conseguiu vencer a etapa com uma vantagem de 12'' sobre o campeão nacional francês Rémi Cavagna, que caiu na última curva. Edoardo Affini completou o pódio.

Filippo Ganna. fotos DIVULGAÇÃO GIRO d‘ITALIA


O vice-campeão Damiano Caruso foi o mais rápido dos 3 primeiros pilotos do GC para completar o 104º Giro d'Italia com uma diferença de 1'29'' do vencedor geral Egan Bernal, que venceu o Corsa Rosa em sua primeira tentativa com a idade de 24. Simon Yates defendeu seu terceiro lugar geral, terminando em 4'15''. Aleksandr Vlasov permaneceu em quarto lugar, enquanto Daniel Martinez e João Almeida subiram para quinto e sexto, respectivamente, com o mesmo tempo na geral.


Damiano Caruso. fotos DIVULGAÇÃO GIRO d‘ITALIA

Citações dos vencedores após a última etapa do Giro d'Italia de 2021 Filippo Ganna é o primeiro piloto a vencer cinco contra-relógio consecutivos no Giro d'Italia (3 em 2020, 2 em 2021). Ele conquistou a 7ª vitória na etapa italiana este ano. O último Giro com mais vitórias de etapa italiana do que este foi em 2015 (9). Egan Bernal é o primeiro piloto a vencer o Giro com bib número 1 desde Miguel Indurain, que o usou como campeão em 1993. Egan Bernal é o quarto piloto a ganhar o Maglia Rosa e o Maglia Bianca depois do Evgeni Berzin em 1994, Nairo Quintana em 2014 e Tao Geoghegan Hart em 2020. Maglia Rosa e o vencedor geral Egan Bernal disseram: “Ganhar o Giro me coloca em uma situação maravilhosa. Estou quieto, mas por dentro, sinto uma explosão de felicidade. Hoje estou rodando em um nível excelente que me permitiu ganhar o Giro, mas tenho que manter os pés no chão. Existem outros pilotos que também são muito fortes. Graças a eles, encontrarei novas motivações para o futuro. O momento mais difícil do Giro foi ontem, quando Caruso foi embora. Eu tinha cinco companheiros de equipe ao meu redor, mas de repente eles estavam reduzidos a apenas três. Felizmente, Jonathan Castroviejo tomou as decisões certas na hora certa. O momento mais bonito da corrida veio pedalando forte nas estradas de cascalho de Montalcino. Hoje, ouvir a voz do meu treinador [Mikel Artetxe] durante o contra-relógio foi mais um belo momento. Vou me lembrar disso nos próximos anos. O meu manager, Dave Brailsford, também desempenhou um papel importante nesta vitória. Passei por momentos difíceis depois de vencer o Tour de France. Com este Giro, encontrei novamente o que estava procurando.”

O vice-campeão Damiano Caruso disse: “É a minha primeira vez no pódio de um Grand Tour e é uma sensação linda. Este pódio pode não ter sido previsível no início porque tínhamos outros planos, mas dia após dia comecei a perceber que poderia ser capaz de fazer algo grande, e hoje estou aqui comemorando este pódio. Hoje, foi muito bom me preparar para subir a etapa e terminá-la com o melhor de minhas habilidades e com total comprometimento, como fiz nas últimas três semanas. Eu queria fazer bem. Não pensei na lacuna, apenas pensei em forçar o máximo que pudesse e agora vou comemorar. Veremos o que vem a seguir. Vamos aproveitar este momento e depois pensar no futuro.


”Em terceiro lugar na GC, Simon Yates disse: “Encontrei dois caras que eram muito melhores do que eu e isso foi o melhor que pude fazer. É claro que estou muito feliz. Ganhar um Grand Tour não é uma tarefa fácil e estou muito orgulhoso do que fiz. Voltarei para tentar novamente, mas vamos aproveitar esse sucesso por enquanto. É difícil dizer qual foi meu momento favorito, quer dizer, é claro que minha vitória na etapa foi a melhor por um quilômetro. Eu realmente gostei disso. A equipe também trabalhou muito nessa fase, pelo que foi um prazer desfrutar disso com eles. E o dia em que fui o pior foi o estágio 16 com chuva e neve lá. Olha, você não pode ser bom por três semanas, eu não acho que ninguém pode, e eu fiz o meu melhor. Gostei do Giro. Fiz o melhor que pude, estou muito feliz com o pódio, mas é claro que sempre gostaria de fazer melhor, então, um ano no futuro, voltarei e tentarei novamente. ”

Peter Sagan co o filho no pódio do GIRO. fotos DIVULGAÇÃO GIRO d‘ITALIA

O Maglia Ciclamino Peter Sagan disse: “Foi a minha primeira vez com o Maglia Ciclamino no pódio na frente do Duomo. É uma sensação muito boa e é lindo aqui. Estou muito feliz por terminar meu segundo Giro. Peguei essa camiseta, o Ciclamino, e é incrível para mim. Era algo que faltava na minha coleção. Meu filho chegou aqui e queria subir ao pódio. Estou muito feliz por poder fazê-lo feliz no pódio. Não tenho palavras, obrigado.”


O Maglia Azzurra Geoffrey Bouchard disse: “É maravilhoso viver momentos como este. Agradeço mais o momento do que na Vuelta, estava muito tenso nessa altura. Aqui, estou muito relaxado e feliz. Talvez falte uma ou duas coisas técnicas em comparação com outros pilotos porque me tornei profissional muito tarde, mas as minhas qualidades físicas permitem-me brilhar nesta categoria ao longo de três semanas. Por duas vezes consegui competir na competição de montanhas. É uma verdadeira conquista. Estou muito feliz. É uma classificação com a qual sempre sonhei desde que era criança. " Em entrevista coletiva, o vencedor da etapa Filippo Ganna disse: “Com o furo, apimentamos a corrida! Graças à equipe, porém, consegui uma rápida troca de bike. É a cereja do bolo trazer esta segunda vitória no contra-relógio em casa junto com Maglia Rosa de Egan. Três semanas de corrida trazem muito sofrimento, mas quando seu capitão levanta os braços no ar no último dia, você já está ansioso por 2022. Como um doméstico, é a nossa segunda vitória em dois Grand Tours depois do ano passado Giro, é uma conquista semelhante a Gianni Moscon, que tem cinco em cinco. No ano passado, Tao [Geoghegan Hart] pegou o Maglia Rosa no último dia, enquanto desta vez, Egan pegou mais cedo, então tivemos que trabalhar muito mais na frente do pelotão. Dito isso, também gostei de compartilhar o momento com muito mais fãs na estrada do que no ano passado. Foram três semanas maravilhosas.”





CLASSIFICAÇÃO FINAL


Comments


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page