top of page

Gabriel Wibmer’s “GRAVEL MANIA”








Os bike parks Lienz e Kals no Tirol Oriental, o Bike Kingdom Lenzerheide na Suíça, os bike parks Innsbruck e Serfaus-Fiss-Ladis no Tirol e o bike park Samerberg na Alemanha são verdadeiros paraísos para bikes de montanha. Mas em vez de full suspension, Guidão reto e pneus protuberantes, Gabriel Wibmer aposta exatamente no oposto: sem suspensão, barras rebaixadas e - pelo menos para ele - uma geometria incomum com pneus significativamente mais estreitos. É isso mesmo, Gabriel Wibmer anda na sua bike de gravel CANYON Grizl. Na verdade, apenas duas bicicletas idênticas foram usadas em toda a edição, e ambas sobreviveram ilesas às filmagens.

E isso já quer dizer alguma coisa, porque Gabriel não poupou a si mesmo e nem ao material: “Percorrer trilhas na gravel bike foi intenso. Estou acostumado com a suspensão zero da bike de teste, mas a o canote e a geometria foram um grande desafio. Sua cabeça está tão para frente que você fica quase pendurado de cabeça para baixo na bicicleta, os freios nas barras de apoio estão em um lugar diferente do que estou acostumado e isso combinado com trilhas simples e saltos - isso foi bem intenso. O baixo peso da bicicleta também era um problema durante os saltos, pois mesmo as mais pequenas rajadas de vento podiam causar verdadeiros problemas. Estimar a velocidade certa também não foi fácil - a bicicleta de gravel é muito mais rápida que uma bicicleta de downhill. Além disso, você sente cada pedra e cada impacto do freio.”

A cena mais difícil acabou sendo o salto Crankworx Whip-Off em Innsbruck. Apesar de Gabriel e sua equipe precisarem apenas de duas tentativas, elas foram principalmente um desafio mental. Para maior “normalidade”, Gabriel segurou a bike no topo do guiador e por isso não teve oportunidade de travar durante o roll-in. Resumindo: ele tinha que pular, fosse muito rápido, muito lento ou certo.

“Queríamos fazer algo completamente novo que ninguém tivesse feito antes de nós. E como o ciclismo de cascalho está gerando muito entusiasmo no momento, fazia sentido fazer algo legal com ele e levá-lo a um novo nível. No início, não sabíamos realmente até onde poderíamos levar as coisas. Estou super feliz com o resultado e como demos vida a cada ideia. No entanto, durante a gravação do vídeo, também percebi como é legal a existência de mountain bikes.” –Gabriel Wibmer












Comments


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page