top of page

GFNY Bento Gonçalves abre programação em cerimônia que exalta representatividade do cicloturismo


Feira Expo Global Sports começou hoje e segue até domingo, em Bento Gonçalves, como atração concomitante à prova, considerada o maior desafio ciclístico mundial, cujo percurso passa por seis municípios da região.foto Diego Vezzaro



A primeira edição da Expo Global Sports -- GFNY Bento Gonçalves, feira tematizada com o universo esportivo, iniciou hoje (14) nos pavilhões do Parque de Eventos de Bento Gonçalves em uma solenidade que contou com a presença de autoridades estaduais e locais, expositores, ciclistas e convidados -- evidenciando o protagonismo que o cicloturismo vem conquistando na região. O evento abre os preparativos para GFNY Bento Gonçalves, prova que ocorre, de forma inédita no Rio Grande do Sul, no domingo (16). Representativa e emblemática, a cerimônia destacou o potencial legado que o GFNY Bento Gonçalves pretende deixar para o cicloturismo nacional.

Epicentro da modalidade no país durante este final de semana, Bento Gonçalves foi selecionada para sediar a etapa por congregar elementos naturais e de infraestrutura turística -- além, é claro, de representar enorme potencial para o ciclismo brasileiro -- conforme exaltou a diretora da Global Sports Eventos Esportivos, Ana Paula Cavalcanti, em seu pronunciamento. "Orgulho e emoção são palavras que definem este momento. Hoje, percebemos que a escolha por Bento Gonçalves e região foi certeira, pois aqui encontramos acolhimento e comprometimento por parte das autoridades locais. Esperamos que o legado deixado pelo GFNY Bento potencialize a vocação da Serra Gaúcha para o cicloturismo", destacou.

Durante a fala de Ana Paula, a presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (entidade apoiadora do evento), Marijane Paese, foi convidada ao palco para apresentar o projeto 'Roteiro dos Capitéis: Caminhos de Imigração e Fé', que congrega 10 municípios da região e pretende roteirizar e conectar diversos pontos desses municípios por meio dos capitéis (pequenos oratórios construídos na beira das estradas do interior), para formar uma rota de cicloturismo e caminhada. A exposição foi ao encontro do anúncio feito por Ana Paula. "Anunciamos que, no próximo ano, o GFNY Bento Gonçalves passará por parte desse roteiro, que certamente se soma ao potencial da região como vetor de desenvolvimento do ciclismo e do turismo regional", antecipou.

Representatividade estadual

A tônica da solenidade versou sobre importância da chegada do GranFondo New York para o Rio Grande do Sul. A articulação para a sua realização iniciou ainda em 2021, com a construção da sólida rede de apoiadores que prestigiam prova e feira. Na época, quem ocupava o cargo de Secretário de Turismo do Estado era o agora Deputado Estadual Ronaldo Santini, que foi um importante mentor para a realização do evento. "Quando recebi a missão de conduzir a retomada do turismo após a pandemia, sabia que teríamos que contar com o esforço coletivo. A região da Serra Gaúcha é referência nesse sentido, pois une engajamento público e privado. Por isso, no momento em que soube da chegada do GFNY ao RS, tinha a certeza de que esse seria um marco para o novo tempo do cicloturismo estadual. Isso envolve, também, questões de infraestrutura, pois reforça a necessidade de investimentos em ciclovias, por exemplo, e destaca o turismo como vetor de desenvolvimento", pontuou Santini.

Seu sucessor no cargo, o atual Secretário de Turismo do RS, Rafael Ayub, também ressaltou a relevância do GFNY para o setor. "Lembro que um dos principais fatores levados em conta pela organização da etapa para promover a prova em nosso estado foram os baixos índices de criminalidade em solo gaúcho. Trago essa lembrança para mostrar a transversalidade do turismo, que promove e envolve uma série de questões de infraestrutura, saúde e até da própria segurança pública. Por isso, é nossa obrigação apoiar e exaltar a realização desse tipo de evento, que só vem a agregar à região e ao estado", disse.

União dos municípios em prol do desenvolvimento regional

Se para o estado o GFNY Bento já representa um marco importante rumo à consolidação nesse segmento turístico, os municípios da Serra Gaúcha que foram contemplados com parte dos trajetos percorridos pelos atletas recebem uma visibilidade extra no cenário cicloturístico nacional. Essa foi a tônica dos discursos proferidos pelos prefeitos e representantes presentes no evento. Confira os depoimentos:

Santa Tereza, representada pela prefeita Gisele Caumo:

"Esse é um momento memorável para todos os municípios envolvidos. São muitas as expressões possíveis para definir algo tão majestoso. Passamos por um período muito difícil de pandemia, e a chegada de um evento como o GFNY enaltece essa retomada do turismo e o potencial da região, pois acaba envolvendo aspectos de áreas como a saúde, esporte e cultura", enfatizou.

Monte Belo do Sul, representada pelo prefeito Adenir José Dallé:

"Esse é um evento que certamente ajuda a fomentar o turismo da região. Nós, enquanto município, decidimos investir forte no turismo e entendemos que esse setor tem tudo para se desenvolver cada vez mais. Recebemos uma região muito rica em belezas naturais e culturais, por isso a chegada do GFNY nos deixa felizes por beneficiar todos os envolvidos no setor", exaltou.

Garibaldi, representada pelo Secretário Municipal de Esportes, Diego Armani:

"É uma honra recebermos o GFNY em nossa região. Sabemos que existem inúmeros locais com potencial no país para sediar um evento tão importante, por isso ficamos felizes por terem escolhido a Serra Gaúcha. Esse é um evento que tem o potencial de criar experiências para os ciclistas participantes, envolvendo nossas belas paisagens naturais, nossa cultura e nossa gastronomia. Certamente as futuras gerações serão impactadas positivamente pelo legado deixado pelo evento", lembrou.

Farroupilha, representada pelo prefeito Fabiano Feltrin:

"O GFNY é algo grandioso. Para a sua realização, foi preciso a união de todos os municípios em torno de um objetivo em comum, que é fortalecer nossa vocação cicloturística. Percebo, hoje, que estamos todos irmanados em prol dessa causa. Todo o processo de articulação, que vem desde a nossa ideia de investimentos em ciclovias, chega a esse momento único de realização do GFNY Bento", ressaltou.

Bento Gonçalves, representada pelo prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira:

"No momento em que entendemos a importância e o profissionalismo por trás da realização do evento, tivemos a certeza do potencial que traria para a região. Sabíamos, também, que seria preciso o envolvimento dos demais municípios da região, pois precisamos de todos fortalecidos. O GFNY nos ajudará a desenvolver ainda mais uma nova área do turismo, que ainda estamos engatinhando em termos de país. Estamos com o envolvimento de muitas áreas, como as forças policiais e agentes do esporte. Temos condições de sermos a Capital Gaúcha do Ciclismo, disso não tenho dúvidas", enalteceu.

Como será a programação

Os seis municípios envolvidos (Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha) serão o epicentro nacional do turismo até domingo (16). Na Expo Global Sports -- GFNY Bento Gonçalves, feira que abriu nesta sexta, o público pode conferir novidades apresentadas por expositores e patrocinadores -- como modelos de bicicletas, equipamentos e acessórios para suas diversas modalidades, congregando prestadores de serviço relacionados ao universo esportivo. Um dos destaques é o Talk que reúne atletas consagrados, compartilhando suas experiências, às 16h, no Palco Vero. São presenças confirmadas os ciclistas Mauro Ribeiro (Campeão mundial, vencedor de 1 etapa no Tour de France), Renato Ferraro (Campeão brasileiro, vencedor da volta ao Brasil) e Jonathan Caicedo (Profissional da equipe EF).

Além de mostrar as tendências do nicho de mercado, o encontro tem programação com shows musicais, apresentações artísticas e, claro, a tradicional enogastronomia da região, bem como brinquedos para as crianças e experiências oferecidas pelos estandes expositores. A Expo Global Sports -- GFNY Bento Gonçalves tem entrada gratuita, das 10h às 20h, nos três dias.

Já no domingo, ocorre o ápice da programação. Na prova, os atletas percorrerão duas opções de trajetos: o longo, de 143 km e com altimetria será de 2.963 metros; e a versão média, cujo percurso será de aproximadamente 80 km e ganho de elevação chegando a cerca de 1.500 metros. A largada da prova é as 7h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, onde também ocorre a chegada do desafio. Todos os competidores largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com o suporte da prova. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, serão conhecidos em solenidade que ocorre às 15h e receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY.

Compromisso com as futuras gerações de ciclistas

O GFNY Bento também cumprirá um importante papel na missão de fortalecer a modalidade no Brasil. No sábado (15), é a vez de os pequenos ensaiarem suas pedaladas no GFNY Bento Kids, direcionado exclusivamente para crianças de 2 a 14 anos. Estão inscritos 150 participantes -- todos gratuitamente -- como forma de incentivar o ciclismo entre os atletas mirins e sensibilizar as futuras gerações sobre a importância da modalidade. A programação inicia às 10h, com percursos organizados por faixas etárias, em uma ciclovia controlada.





Secretário de Turismo do RS, Rafael Ayub, prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé, Secretário Municipal de Esportes, Diego Armani, prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, Diretora da Global Sports Eventos Esportivos, Ana Paula Cavalcanti, diretor Técnico do GFNY Bento, Américo Silva, prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, Deputado Estadual, Ronaldo Santini e a presidente do CIC BG, Marijane Paese. Crédito Diego Vezzaro

SERVIÇO

O que: GFNY Bento Gonçalves e feira Expo Global Sports -- GFNY Bento Gonçalves

Onde: no Parque de Eventos de Bento Gonçalves-RS

Quando: programação dias 14, 15 e 16 de outubro, das 10h às 20h

Sábado (15)

10h às 20h: Expo Global Sports

10h: Prova GFNY Bento Kids (2 a 5 anos)

10h30: Prova GFNY Bento Kids (6 a 14 anos)

10h às 14h: Fotos 360

14h: Premiação GFNY Bento Kids

16h: Talks com Atletas (Mauro Ribeiro, Renato Ferraro e Jonathan Caicedo)

18h: Paulinho Belusso, Show no Palco Vero

19h: P1OITO, Show no Palco Vero

Domingo (16)

6h: Abertura box

7h: Partida GFNY Bento

10h às 20h: Expo Global Sports

12h às 16h: Open Food e Almoço

13h às 17h: Fotos 360

14h: Samba de Moça, Show no Palco Vero

15h: Premiação GFNY Bento


Exata Comunicação





Comments


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page