top of page

Kenda Open Cup MTB divulga calendário 2023


Maratona ocorre nas montanhas e vales do interior de SP e Sul de Minas. Evento traz ainda gastronomia, sustentabilidade e modalidades de e-bike e gravel



Apaixonados pelo pedal já podem reservar as datas para 2023. A Kenda Open Cup MTB, uma das principais maratonas de mountain bike raiz do Brasil, anuncia o seu calendário para o ano que vem. Sempre em cenários paradisíacos de montanhas e vales do eixo São Paulo-Minas Gerais, as provas acontecerão nos dias 05/março, 21/maio, 06/agosto, 08/outubro e finalizam com a ultramaratona Kenda Stages em 03, 04 e 05/novembro. A primeira etapa acontecerá na cidade de Socorro, no interior de São Paulo.

A Kenda Open Cup MTB terá três modalidades: a Turismo percorrerá 30 km, a Sport, 50 e a Pro, 60 km. A edição 2023 deve reunir mais de 4 mil atletas profissionais e amadores e mais de 40 mil pessoas pelas diferentes cidades em que vai ocorrer. Além das competições esportivas, ocorre o festival Kenda Experience. O evento reúne – numa ampla área de dez mil m2 ­– atrações gastronômicas como food trucks, tendas de patrocinadores, fisioterapia, massagens e serviços como lava bike, local para guardar a bike em segurança, mecânicos, expositores de marcas e acessórios para o ciclismo, shows e palestras. O festival tem o patrocínio da Kenda, fabricante de origem chinesa e uma das líderes mundiais de pneus, além das prefeituras locais e as marcas Absolute, Algoo e Probiótica.

A prova é aberta para atletas profissionais e amadores e inclui também novas tecnologias como e-bikes e gravel bikes, em cenários bucólicos e muito contato com a natureza. Crédito da foto: Mario Sergio de Jesus.



No dia 05 de março, em Socorro (SP), a largada da Kenda Open Cup MTB será no Parque João Orlandi Pagliusi. O percurso vai até a Pedra da Bela Vista, passando pelo bairro do Serrote, local muito frequentado por ciclistas da região. O trajeto mais desafiador para os ciclistas é a trilha do Ecopark. São mais de 5km de mata, com trechos técnicos e divertidos, aventura garantida. Os vencedores – os 5 melhores colocados de cada modalidade feminina e masculina – ganham troféus, medalhas e mais de 80 mil reais em prêmios distribuídos entre os campeões de cada modalidade.

A Open Cup MTB, como sugere o nome, é realmente “aberta” a todos e todas, profissionais e amadores. A prova tem a preocupação de dar visibilidade às atletas mulheres e também traz um minicircuito para garantir a diversão das crianças e poder reunir, assim, toda a família. A Kenda Open Cup MTB é uma das únicas competições nacionais que dividem as categorias femininas nas mesmas regras das categorias masculinas, ou seja, com intervalos de 5 em 5 anos, valorizando as atletas mulheres e o respeito à equidade de gênero. “O DNA da prova é ser raiz, o prazer em resgatar o verdadeiro mountain bike, com natureza, estradões e, é claro, muita trilha. E ser mesmo ‘open cup’, democrática, aberta a todos, de diferentes idades, desde crianças até senhoras e senhores de 71 anos, como tivemos na última edição. É importante premiar esses atletas por faixas etárias. Entendemos que o pódio é importante para promover justiça entre os participantes e incentivar o esporte. Por isso, ampliamos categorias e até incorporamos novas tecnologias, como e-bike (bicicleta híbrida) e bike gravel (ciclismo de cascalho)”, destaca o empresário Nathan Morais, ciclista e criador da Kenda Open Cup MTB. Outra marca é a preocupação com a inclusão, como a categoria PcD (Pessoa com Deficiência), que toda edição dá um show à parte com a presença de cadeirantes e atletas amputados. O evento aposta ainda em ações de responsabilidade social, com a arrecadação de alimentos, e compra de mudas nativas para serem reflorestadas na área rural dos municípios por onde passa. Mountain bike raiz, mais do que um esporte, tem conexão total com a natureza.

Sobre o Kenda Experience:


Mais do que uma atividade física, um estilo de vida. Assim é o Kenda Experience, criado em 2022 pelo ciclista Nathan Morais, empresário com mais de 10 anos em organização de eventos esportivos. O festival reúne, em diferentes cidades do interior de São Paulo e do Sul de Minas, a prova Open Cup MTB e uma série de atividades culturais, gastronômicas, sustentáveis e de responsabilidade social. O cenário carrega sempre o DNA da prova: relevo montanhoso e acidentado, terrenos irregulares e muitos desafios, trilhas e aventuras. O evento começou pequeno na cidade de Socorro (SP), depois ocorreu em Bueno Brandão (MG) e em Itapira (SP) e hoje já reúne mais de 2500 atletas e atrai mais de 30 mil pessoas, entre turistas, esportistas e apaixonados pelo pedal.

Av. Dr. Raul Apocallypse, 167 - Jardim São Vicente

CEP 37570-000 – Ouro Fino – MG

Tel. 35 9992-4484 e 99893-2876

Facebook: /OpenCupMTB

Instagram: @opencupmtb

Linkedin: /opencupmtb

Tik Tok: @opencupmtb

Twitter: @opencupmtb

Youtube: /OpenCupMTB




SG Comunicação & Imagem






Comments


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page