top of page

Luiz Cocuzzi vence no Desafio dos Gigantes e Kacio Freitas é Campeão Brasileiro na Pista



Atleta da Sense Factory Racing supera Avancini e sobe no lugar mais alto do pódio em Petrópolis, Rio de Janeiro. Kacio Freitas é Campeão Brasileiro na Pista



No último dia 10 de março, a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi palco de uma vitória espetacular de Luiz Henrique Cocuzzi na Elite Masculina do Desafio dos Gigantes, prova de Cross-Country Olímpico (XCO) que vale pontuação Classe 2 para o ranking da UCI.


Além disso, o ciclista Kacio Freitas, da Swift Carbon Pro Cycling Brasil, sagrou-se Campeão Brasileiro na Pista ao vencer a prova de Contrarrelógio Individual de 1Km no Velódromo de Indaiatuba, interior de São Paulo.

O start list do Desafio dos Gigantes contou com os principais nomes do MTB no Brasil, dentre eles Henrique Avancini, um dos responsáveis pela elaboração do percurso e, atualmente, o maior representante do país no XCO. A competição ainda teve a presença de atletas de renome de outros países.


Ulan Galinski, Cocuzzi e Henrique avancini



Para vencer, Cocuzzi contou não só com as pernas, mas também com a experiência acumulada ao longo de sua carreira. Isso porque, depois de ter dificuldades no aquecimento e de sofrer uma pequena queda logo na primeira volta, o paulistano precisou dosar as forças, fazendo uma prova de recuperação realmente estratégica.


“Em alguns momentos da prova, nem eu estava acreditando. Não consegui fazer um aquecimento legal e isso prejudicou um pouco a largada”, explicou Cocuzzi em entrevista depois da prova.


“Acabei dando uma enroscada com o Avancini e perdi muitas colocações. A partir daí, para não chegar na frente com tudo, fui dosando as energias. Cada vez que eles davam uma paulada mais forte, eu colocava um ritmo um pouco acima do meu FTP e mantinha, encostando neles nas partes de descida e de plano”, afirmou.

Depois de fazer isso por várias voltas, Cocuzzi relembrou mais um momento intenso da competição, quando há cerca de duas voltas do final o pelotão da frente, puxado por Avancini, mais uma vez apertou o ritmo.

“Fiquei impressionado e pensei que se ele (Avancini) aguentasse até o final, estaria muito forte. Mas ele deu uma sentida. Imaginei isso, já que aqui a pista é muito dura, o que exige muita força. Mantive um ritmo mais constante e percebi que na última subida teria uma oportunidade. O Avancini deu uma acelerada, o Zé (Gabriel) deu outra por cima. Na hora que ele sentou no banco, fui para o tudo ou nada, levantei, abri um gap e fui assim até o final da subida”, complementou o atleta.

A partir daí, Cocuzzi precisou apenas completar a última parte do percurso, uma descida com curvas de apoio onde ultrapassagens não são possíveis, para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. O pódio foi completado por Ulan em segundo e Avancini em terceiro.

Vale ressaltar que o Desafio dos Gigantes continuará até o dia 12 de março, com a elite do cross-country se encontrando novamente em uma prova XCO Classe 1 no domingo. No entanto, as vitórias dos atletas da S2 Sports não pararam por aí nos últimos dias.

A Sense Factory Racing tem os patrocínios da Sense Bike, Free Force, Grupo Avante, Probiótica, óculos HB, Michelin, Mavic, FOX Factory, Sentec, Caffeine Army, Xplova, Camelbak, NBT, Elephant, Shimano, Fizik e Mountain Bike BH.




Kacio Freitas é Campeão Brasileiro de Quilômetro Individual

Enquanto a elite do MTB nacional batia guidão em Petrópolis, os ciclistas mais rápidos da pista do país, incluindo a equipe Swift Carbon Pro Cycling Brasil, se reuniram em Indaiatuba, São Paulo, para disputar o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista.

Na quinta-feira, 9 de março, a equipe oficial da Swift Carbon apresentou um desempenho espetacular na prova de perseguição por equipes. O time composto por Kacio Freitas, Lauro Chaman, Otavio Gonzeli, Rafael Braga e João Pedro Rossi conquistou a medalha de prata.

Logo em seguida, Kacio largou na prova de Contrarrelógio Individual de 1km, onde conquistou seu sétimo título nacional na elite.

“Consegui o título de campeão brasileiro pela sétima vez na categoria elite, então foi um dia muito expressivo para nós da equipe. Na sexta-feira, não competimos devido às chuvas, mas no sábado, vamos participar da prova de madison”, comentou Kacio.

A Swift Carbon Pro Cycling Brasil tem os patrocínios de Free Force, Grupo Avante, Probiótica, Michelin, Sentec, Mavic, HB, Magene, Caffeine Army, NBT, Elephant, Fizik, Camelbak, Bodytech e TheUnit.


capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page