top of page

Mario Couto e Iara Caetano vencem a prova Eliminator (XCE) no Campeonato Pan-Americano de MTB



Disputas eletrizantes entre grandes nomes da modalidade elevaram o nível técnico da competição

O segundo dia de provas foi encerrado com o Cross Country Eliminator, também conhecido como XCE, prova integrada no programa de competição do Pan-Americano apenas em 2022. Essa prova que é bastante concorrida vem caindo no gosto dos fãs da modalidade por se tratar de uma disputa rápida, dinâmica e imprevisível. Primeiro, todos os atletas fazem uma etapa contrarrelógio de 1 volta para definirem seus tempos e quais baterias irão se enquadrar. Cada bateria será disputada por 4 atletas e a corrida segue um formato de eliminação simples, onde os 2 melhores tempos vão avançando enquanto os 2 mais lentos deixam a competição. Os 4 atletas mais vitoriosos disputam a chamada "grande final", enquanto os outros 4 que ficaram pelas semi-finais fazem uma última disputa, conhecida como "pequena final", para definir da quinta a oitava posição. As brasileiras pedalaram forte e dominaram o pódio da elite feminina. Iara Caetano surpreendeu e superou as principais favoritas, sagrando-se campeã pan-americana, Marcela Lima foi a segunda colocada e Aline Simões, campeã em 2022, chegou em terceiro. A colombiana Melissa Vargas terminou na quarta colocação.

"Me preparei muito para esse momento. Depois de um ano difícil, devido a um acidente muito sério que me deixou lesionada, treinei muito para conseguir retomar a minha performance. Cada grito e reação da torcida me deu mais força para entregar aquele um porcento a mais e conseguir vencer. Foi simplesmente incrível, ainda é dificil descrever a sensação tão boa que estou sentindo", destacou Iara. Na elite masculina, a última volta foi de tirar o fôlego. Renato Rezende, grande atleta do BMX brasileiro, mostrou que esta se adaptando muito bem ao MTB e chegou como grande favorito ao ouro. Tudo indicava que esse seria o desfecho da prova até que, faltando poucos metros para o fim do percurso, uma queda tirou Renato da disputa. Mario Couto que vinha colado não deu brecha para os adversários e assumiu a ponta, finalizando a prova em 1min12s. O compatriota Nicolas Raphael chegou em segundo lugar, com 1min14s, e o colombiano Brandon Fernando foi o terceiro, com 1min18s. "É até dificil descrever esse momento, estou sem palavras e muito feliz por estar vivendo tudo isso. A prova foi definida nos detalhes, como todos viram. Só tenho a agradecer a Deus e a cada um que faz parte da minha jornada por ter conquistado esse título", afirmou Mario Couto, campeão pan-americano de XCE. Cronograma de provas do evento O final de semana será bastante agitado no Parque da Cachoeira. Além das competições, que prometem fazer a alegria da torcida local e dos visitantes estrangeiros, o público poderá aproveitar as atrações da Vila do Pan, que conta com música ao vivo, diversas opções de alimentação e lojas de equipamentos e acessórios, além do setor exclusivo com produtos regionais. A entrada para o público é gratuita. Sexta-feira (28) 10h - XCO Master Feminino 14h - Short Track XCC Feminino 15h30 - Short Track XCC Masculino Sábado (29) 9h30 - XCO Junior - Masculino e Feminino 11h - Desafio dos Profetas MTB XCO (Amadores) 14h - XCO Master Masculino Domingo (30) 9h - XCO Sub23 Feminino 11h - XCO Sub23 Masculino 13h - XCO Elite Feminino 15h - XCO Elite Masculino O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e União Ciclística Internacional (UCI), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Congonhas.

Assessoria de Comunicação - CBC

Telefone: (61) 3585.1051 | (61) 9123.2218 E-mail: imprensa@cbc.esp.br Curta a página da CBC no Facebook Assista aos nossos vídeos no Youtube Canal Oficial da CBC



Esporte&Negócio www.esporteenegocio.com.br



Comments


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page