top of page

MTB Weekend: Campeonato Mineiro de XCO tem seus primeiros campeões definidos



Segundo dia do evento contou ainda com o Desafio Nova-limense de Maratona. Programação segue neste domingo (4), com uma bateria do Mineiro de XCO e o Brasileiro de E-MTB


O MTB Weekend, evento inédito de ciclismo realizado em Nova Lima (MG), teve neste sábado (3) o segundo dia de programação, com destaque para três das quatro baterias do Campeonato Mineiro de XCO (Cross Country Olímpico). Na principal categoria, a elite masculina, o campeão mineiro de 2022 foi o ciclista Roger Renso. Também se destacaram nas provas os vencedores das sub-23, Pedro Oliveira e Iara Caetano. Após as baterias do Mineiro, foi a vez do Desafio Nova-limense de Maratona, encerrando as atividades do dia.


Ciclista nascido em Belo Horizonte e bastante acostumado a pedalar nas trilhas de Nova Lima, Roger Renso dominou a prova da elite masculina do começo ao fim. Ele concluiu a disputa em 1h50min56 (5 voltas), sagrando-se campeão mineiro de XCO, mesmo passando por problemas mecânicos na terceira volta. O vice-campeão foi o ciclista Diego Satlher.


"A prova foi bem dura, como eu já imaginava. Um percurso bem longo e, infelizmente, tive problemas mecânicos na terceira volta, com a quebra da minha corrente. Logo consegui fazer o conserto e aí a estratégia foi errar o mínimo possível na parte de mata, porque depois que começou a chover ficou ainda mais técnico", avaliou Roger. "Já havia ganhado o título do Mineiro de XCO na categoria de base e esse foi meu primeiro título na elite. Estou bastante feliz, sempre é bom um título pelo meu estado", concluiu o vencedor.



Diego Satlher e Roger Renso no pódio da elite (Crédito: Gran Plan)


A melhor mulher da prova

Embora ainda esteja na sub-23, Iara Caetano manteve o bom aproveitamento no MTB Weekend. Após vencer o Brasileiro de Eliminator na sexta-feira (2), desta vez a jovem ciclista faturou também o título do Campeonato Mineiro de XCO na sua categoria, sendo a mulher mais rápida da bateria feminina. Ela completou a corrida em 1h09min42 (3 voltas).


"Dia divertido em cima da bike, pedalando no Cross Country Olímpico. A pista estava bem legal, principalmente porque choveu e ficou mais escorregadia. Isso exigiu atenção o tempo todo. O circuito estava excelente. Gostei bastante de competir aqui", comentou Iara Caetano. "Já começam os preparativos para 2023. Pretendo começar o próximo ano com tudo", finalizou.



Iara Caetano no alto do pódio (Crédito: Gran Plan)


Ciclista local também dá show

Quem também teve um excelente desempenho foi a jovem ciclista Nina Carvalho. Com apenas 15 anos, a ciclista completou as duas voltas da sua prova em 45min09, fazendo a prova praticamente junto com Iara Caetano. A favor de Nina, o fato de a competição ser realizada no quintal de sua casa, uma vez que a jovem ciclista mora em Nova Lima e treina na Lagoa dos Ingleses semanalmente.


"Muito feliz em ser campeã mineira, renovando o título que eu ganhei em 2021. Eu comecei a pedalar em 2020, no início da pandemia, e naquela época já vinha nas trilhas aqui do Alphaville. Logo me apaixonei por todas as pistas que o Projeto Trilhas construiu e mantém aqui", contou Nina. "Venho toda semana na Lagoa dos Ingleses, sempre nessas trilhas do campeonato. Melhor sensação de ser campeã em casa, com essa estrutura gigante aqui. Espero que o MTB Weekend continue por muito anos", finalizou a campeã sub-17.


Secretária de Turismo compete e elogia a prova

"Não basta ser pai, tem que participar". Seguindo essa ideia, a secretária de Turismo de Nova Lima, Renata Couto de Souza, que é uma das idealizadoras do evento, não só compareceu ao evento, como também competiu na categoria over-50 do Campeonato Mineiro de XCO. Ela foi a campeã de sua categoria, mas a sua felicidade maior era de o evento ter sido realizado com êxito.


"Como secretária de Turismo e atleta, o MTB Weekend para mim é uma grande realização. Pessoal, profissional e como ser humano. É um sonho poder colaborar para trazer este evento tão importante para Nova Lima, que é hoje a capital nacional do mountain bike. Nova Lima tem 400 km de trilhas tombadas, tem a Lei da Bicicleta, que é modelo no País inteiro. Ou seja, o prefeito João Marcelo incentiva e fomenta o mountain bike nas trilhas maravilhosas da região. É uma escola a céu aberto de MTB", contou Renata.


"A segunda etapa da CIMTB em 2023 será aqui e tenho certeza que vai ser fantástico. Confiamos demais no Rogério Bernardes, que na minha opinião é o melhor organizador de provas de ciclismo no Brasil. Além disso, temos outras ideias que ainda estão em segredo. Mas a certeza é que vamos ter muita coisa boa acontecendo pela frente", finalizou a secretária.


Os resultados

Todos os resultados do MTB Weekend estão disponíveis em: https://seuesporte.app/live/mtb-weekend


Programação

Ainda no sábado foi realizado o Desafio Nova-limense de Maratona, em que não havia a necessidade de estar filiado a nenhuma federação para competir. A largada da Maratona aconteceu às 14h, contando com as seguintes categorias: Open Feminina, E-MTB Masculina e Feminina, Expert Masculina, Cadete Masculina, Máster Masculina, Veterano, Peso Pesado, Segurança Pública, Gravel Masculina e Feminina, Dupla Masculina, Dupla Feminina/Mista, Hand Bike e Turismo (não competitiva). Além dessas categorias, ​houve a categoria Kids, para crianças acima de 1 ano até 12 anos (participativa).



Pódio da categoria Kids (Crédito: Gran Plan)


Neste domingo (4), o evento se encerra com a última bateria do Mineiro de XCO, às 8h, e logo em seguida mais três baterias, todas de E-Bike. A primeira bateria de bike elétrica será às 10h, reunindo as categorias femininas (Campeonato Brasileiro, Teen, Expert, Cadete, Máster 1, Máster 2, Veterano). Às 12h é a vez da primeira bateria masculina de E-Bike (Teen, Expert, Cadete, Máster 1, Máster 2, Veterano), e às 14h o evento se encerra, com a categoria masculina do Campeonato Brasileiro E-MTB.


Show musicais

No domingo, dois shows agitam o púbico do MTB Weekend: o primeiro será o show da banda Monolitos, às 11h30, enquanto a banda Seu Genésio encerra o evento, às 15h. Todas as apresentações acontecem no lounge da Sense Bike O local do evento A região da Lagoa dos Ingleses é conhecida nacionalmente pelas inúmeras trilhas, por onde se aventuram os amantes de esportes, como o mountain bike, em suas diversas modalidades. O evento pretende atrair mais de 1.000 visitantes e turistas das 5 regiões do país e, com isso, movimentar a cadeia produtiva em estabelecimentos como hotéis, pousadas, bares, restaurantes, dentre outros. Sobre o MTB Weekend Realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Lima por meio da Secretaria de Turismo e organizado pela CIMTB o MTB Weekend conta com os patrocínios de Sense Bike e CSul, co-patrocínio de Probiótica, apoios de Shimano, Arrival, Açaí Fresh e Cervejaria 040, e a parceria institucional de Associação Geral, Centro Comercial, Emater e Projeto Trilhas. A supervisão fica por conta da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC). Apesar das atividades oficiais acontecerem entre sexta-feira e domingo, já houve movimentação no local a partir de quarta-feira (30/11), primeiro dia de montagem da feira e de reconhecimento à pé da pista. Essa programação se repete na quinta-feira (1º/12), véspera da competição. No sábado e no domingo haverá a Feira Artesanal Itinerante com produtos agroecológicos, artesanatos e quitandas típicas da cidade. Mais informações sobre o MTB Weekend: Site: https://www.mtbweekend.com.br Instagram: http://www.instagram.com/mtbweekend_ Assessoria de Imprensa Gustavo Coelho press@cimtb.com.br






コメント


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page