top of page

Primeiro dia da grande final da CIMTB Michelin marca nova era do mountain bike em Taubaté\



Atletas estreiam o complexo de pistas de mountain bike construído no Parque Municipal do Vale do Itaim no primeiro dia de provas da grande final da CIMTB Michelin 2021. Foram construídos quatro circuitos, que ficarão de legado para a cidade. O colombiano Yimer Solano, da categoria Júnior venceu a primeira bateria, Vinicius Moretti venceu a segunda e Luciano Borim a terceira.

“No futuro, o local se tornará uma referência do mountain bike na região e no Brasil, com pistas de short track, XCO, maratona e dirt jump. Os circuitos são a base, mas a ideia é equipar o complexo com vestiários, segurança e toda a estrutura necessária para desenvolver o esporte. Um trabalho espetacular feito pela Prefeitura Municipal de Taubate”, explica Rogério Bernardes, organizador do evento.


Junior e sub-17

A corrida começou forte. Nas primeiras voltas, os atletas já negociavam as posições. Seis atletas da categoria júnior se destacaram rapidamente e se mantiveram em um grupo até as últimas voltas. Com 12 minutos de prova, o colombiano Yimer Solano atacou forte, mas foi neutralizado por Eiki Leoncio.

Nos últimos metros, na subida anterior à reta oposta, Yimer atacou novamente, e apenas Eiki conseguiu acompanhar o ritmo. No sprint, o colombiano bateu o brasileiro e venceu a prova. “Esta foi minha primeira prova no Brasil. Estou muito feliz de vencer aqui, contra atletas de alto nível. A experiência tem sido muito produtiva”, disse Yimer.


Sub-30 e Sub-35

Vinicius Moretti atacou logo na largada e se destacou na frente por alguns minutos, mas Rafael de Oliveira pacientemente estudou o adversário e, junto com o grupo, alcançou o líder. Em pouco tempo, os dois estavam isolados na frente, com muita folga. Eles se mantiveram na ponta até o final, se distanciando de Rodolfo Medeiros, que ficou em terceiro no final da prova.

Na penúltima volta, Vinicius atacou, mas Rafael não deixou que ele abrisse distância. Na última volta, os ataques de Vinicius continuaram, até que, nos últimos 200 metros, ele conseguiu abrir alguns metros, que foram suficientes para garantir a vitória. Rafael fechou em segundo, segundos atrás.

Sub-40 a Over-65

Nas primeiras voltas, um grupo de quatro atletas abriu distância do resto dos competidores. Entre eles estavam Luciano Borim e Adriano Martins, que se destacaram na ponta, deixando Edivando Souza Cruz e Rodrigo de Oliveira para trás por algumas

voltas. Na metade da prova, ele atacou e Adriano, que não resistiu, teve que se juntar aos outros dois.

Luciano abriu a última volta com muita folga e só administrou até o final. A disputa pelo segundo foi acirrada, com Adriano Martins em segundo no sprint e Edivando em terceiro. “Tem dia que a estratégia dá certo e tem dia que não. Hoje foi a minha vez de acertar”, concluiu Luciano.


Confira a programacao de sabado:

Congresso Técnico para todas as categorias – SOMENTE VIRTUAL 07h00 às 18h30 horas: confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes 07h30 às 08h00 entrega das bikes elétricas no bolsão de largada para teste pré-largada 08h30: 1a LARGADA – XCO E-MTB (elétricas) – Masculinas PRO e MASTER + Feminina PRO 11h00 e 14h00: apresentações DIRT JUMP (30 minutos de duração) 11h00 às 16h00: treino livre XCO (trecho usado pelo XCC e XCM não poderá ser usado no treino do XCO) 10h30: Premiação 1a LARGADA e do CAMPEONATO 2021- BIKES ELÉTRICAS 12h05: 2a LARGADA COPA CIMTB XCC (SHORT TRACK) FEMININO – premiação no final da prova 12h40: 3a LARGADA COPA CIMTB XCC (SHORT TRACK) MASCULINO – premiação no final da prova 13h45: 4a LARGADA – Copa Sense CIMTB Maratona – ULTRA, GRAVEL, Dupla PRO, Expert, Cadete, Master, Dupla Masculina, Segurança Pública – Veterano, Peso Pesado, PNE/PcD, Dupla Mista/Feminina, Feminina Open, TURISMO + HAND BIKE 16h00 às 17h30: CLINICA TÉCNICA CIMTB Michelin – XCO (pista do XCM não será usada) 16h15: CORTE DA PROVA NA CHEGADA PARA TODOS OS ATLETAS DA MARATONA 17h45: Premiação 4a LARGADA e do CAMPEONATO 2021 – Copa Sense CIMTB Maratona 19h00: LARGADA TRAIL RUN na pista do XCO


Comments


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page