top of page

Saiba os títulos que estão em jogo no MTB Weekend em Nova Lima (MG)


Evento inédito reunirá provas a níveis nacionais, estadual e regional, para atletas federados e não federados na Lagoa dos Ingleses, entre os dias 2 e 4 de dezembro. Inscrições estão abertas


A Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), será palco nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de uma grande festa de encerramento da temporada 2022 do mountain bike nacional. Para explicar melhor cada prova que acontecerá na cidade mineira, que é considerada por muitos a capital brasileira do MTB, detalhamos as disputas de títulos que estarão em jogo e quem pode participar delas. E o fato mais importante: haverá categorias para todos os níveis, sendo os ciclistas federados ou não.


E-Bike MTB será uma das principais atrações do evento (Crédito: Cesar Delong/CIMTB)



O Campeonato Brasileiro de E-Bike Mountain Bike será responsável por encerrar a competição na tarde de domingo (4/12). Às 14h, começam as corridas das elites masculina e feminina, com 6 e 5 voltas (https://mtbweekend.com.br/voltas/) no circuito de Cross Country Olímpico (XCO) para cada categoria, respectivamente. Para participar, os atletas devem ser filiados acima de 19 anos. Todas as bicicletas terão suas velocidades aferidas, e devem chegar configuradas com limite de 25 km/h.


O outro torneio nacional presente no evento será o Campeonato Brasileiro de Eliminator (XCE), marcado para ter início das baterias na sexta-feira (2/12), às 15h. Nele, também serão conhecidos os campeões das elites masculina e feminina, em que poderão participar atletas filiados a partir de 17 anos, ou seja, a partir da categoria Júnior. É a primeira vez que a CBC realiza o Campeonato Brasileiro dessa modalidade que tem crescido mundo afora.


Eliminator acontece sempre com quatro atletas por bateria

(Crédito: Marcelo Rypl/CIMTB)


Campeonato Mineiro de XCO

Já o Campeonato Mineiro de XCO terá disputas no sábado (3) e também no domingo (4). Diferentemente dos dois campeonatos a nível nacional, o Mineiro de XCO terá uma vasta quantidade de disputas, dividido em quatro baterias, sendo necessário os atletas estarem filiados a FMC (Federação Mineira de Ciclismo). Três das baterias serão no sábado - 8h (masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50), 10h (femininas Elite, Sub23, Júnior, Sub15, Sub17, Sub-40, Sub-50, Over-50) e 12h (masculinas Elite, Sub23, Júnior) - e a última no domingo, às 8h (masculinas Sub-15, Sub-17, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65). O diferencial dessas provas é que não é preciso estar filiado para competir, exceto na Elite, Sub23 e Júnior, pois teremos um pódio geral e um pódio exclusivo para o Campeonato Mineiro.


Desafio Novalimense de MTB

Por fim, o evento terá a realização do Desafio Novalimense de MTB, em que não haverá necessidade de estar filiado a nenhuma federação para competir. Neste torneio serão realizadas as três modalidades das competições já citadas anteriormente, ou seja, E-Bike MTB, Eliminator e Cross Country Olímpico (XCO), além da quarta modalidade, a Maratona (XCM).


A disputa do Desafio Novalimense de MTB na modalidade XCE contará com três categorias para homens e mulheres: Expert (14 a 29 anos), Máster (mais de 30 anos) e Bike Elétricas (acima de 17 anos), fazendo parte da programação do primeiro dia, em paralelo ao Brasileiro de XCE.


Já as baterias do Desafio Novalimense de MTB para as E-Bikes acontecem no domingo, com uma bateria feminina às 10h e outra masculina, às 12h, também com as mesmas categorias para os dois gêneros: Teen (12 a 16 anos), Expert (17 a 22 anos), Cadete (23 a 29 anos), Máster 1 (30 a 39 anos), Máster 2 (40 a 49 anos) e Veterano (acima de 50 anos) – em que filiados e não filiados podem participar e as bikes não serão conferidas.


Já o Desafio Novalimense de MTB na modalidade XCO acontecerá em junto às largadas do Mineiro de XCO. Assim, participam todos os atletas que estiverem inscritos na disputa, sejam eles os federados por Minas Gerais, outros estados, ou quem não for filiado por nenhuma entidade. Podendo assim, haver na mesma prova um ciclista campeão de ambos os eventos. Haverá uma premiação separada para os cinco primeiros do Desafio Novalimense e haverá ainda a premiação aos três primeiros do Campeonato Mineiro.


Por fim, a quarta e última disputa do Desafio Novalimense de MTB será a da Maratona (XCM), provavelmente a mais popular e inclusiva entre todas as modalidades do mountain bike. A largada da Maratona acontecerá no sábado, às 14h, contando com as seguintes categorias: Open Feminina, E-MTB Masculina e Feminina, Expert Masculina, Cadete Masculina, Máster Masculina, Veterano, Peso Pesado, Segurança Pública, Gravel Masculina e Feminina, Dupla Masculina, Dupla Feminina/Mista, Hand Bike e Turismo (não competitiva).


Faça já sua inscrição

As inscrições estão abertas para as quatro competições que serão realizadas dentro da programação do MTB Weekend, entre 2 e 4 de dezembro, e são limitadas. Confira os endereços abaixo e faça sua inscrição:



Realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Lima através da Secretaria de Turismo, o MTB Weekend conta com os patrocínios de Sense Bike, CSul e Três Vales, co-patrícinio de Probiótica, apoios de Arrival, Açaí Fresh e Cervejaria 040, e a parceria institucional de Associação Geral, Centro Comercial e Projeto Trilhas. A supervisão fica por conta da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC).


Mais informações sobre o MTB Weekend:


Assessoria de Imprensa

Gustavo Coelho





Comments


capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page