top of page

Sense Factory Racing sai da CIMTB Araxá com quatro vitórias



Com Giugiu, Rubinho e Leozinho de Castro subindo no lugar mais alto do pódio, equipe oficial da Sense Bike encerra fim de semana mais tradicional do MTB brasileiro em grande estilo. Acima Rubinho , foto Alemão Silva




Com certeza, a etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike é um dos eventos mais esperados da temporada do MTB Cross-Country na América Latina. Comemorando 20 anos e realizada mais uma vez em seu tradicional palco, o Hotel Termas de Araxá, a competição reuniu os principais nomes do esporte de todo o continente para mais um fim de semana de disputas e emoções, em clima de festa do esporte.


E como toda boa festa envolve comemorações, a Sense Factory Racing encerrou um fim de semana com nada menos do que quatro primeiros lugares, e certamente com motivos de sobra para comemorar.


O fim de semana começou na sexta-feira, com disputas de Short-track (XCC) em diversas modalidades. No sábado, tivemos competições de Cross-Country Olímpico (XCO) Classe 1 UCI e Elétricas, com um XCO Hors Class (HC) UCI sendo realizado no domingo.


Com Giugiu Morgen, o time oficial da Sense Bike conquistou dois primeiros lugares no XCO da Sub-23 e três quartos lugares na Super Elite. Além disso, Leozinho de Castro, estrela em ascensão da Sense Factory Racing foi o primeiro colocado no XCO da Sub-17, com o experiente Rubinho Valeriano sendo o campeão das E-Bikes Pro.

Giugiu vence duas vezes na Sub-23

Em mais três apresentações de ótimo desempenho, a petropolitana Giugiu Morgen voltou a brilhar em Araxá. Em 2022, a atleta teve uma forte gripe nesta etapa e, por conta disso, acabou sofrrendo o fim de semana inteiro. Mas, em 2023, foi ela quem botou suas adversárias para sofrer.


Na sexta-feira, Giugiu superou uma largada complicada para fechar a disputa do XCC na quarta colocação da Super-Elite, correndo entre as principais atletas do continente.

“Dei uma embolada no começo, já que larguei na segunda fila, e logo em seguida veio uma mata com bastante lama. Depois de me embolar novamente no rock garden vim buscando na descida e indo cada vez mais para frente, impondo meu ritmo”, comentou Giugiu, que estava apenas aquecendo as pernas para mais dois dias nas pistas.

No dia seguinte, a atleta fez uma das melhores apresentações de sua carreira, conquistando o primeiro lugar na Sub-23 e o quarto na Super-Elite da disputa do XCO Classe 1, mesmo depois de sofrer um furo de pneu.

“O percurso estava bem divertido hoje, e com o grip perfeito. Dei tudo em todas as voltas e dei uma sentida na quinta e última volta, quando tentei seguir outra atleta. Mesmo assim fui me recuperando. Briguei entre a segunda e a terceira colocação, mas acabei terminando em quarto”, explicou Giugiu.

“Tive um furo de pneu na descida da cerca, por erro meu, depois de bater a roda traseira em uma pedra. Reparei que estava vazando e comecei a pular para vedar. Felizmente meu pneu Michelin vedou super rápido. Passei a ter mais cautela na última volta. Sabia que se andasse no aro iria perder a posição, então mantive a calma e terminei em quarto”, complementou.

Depois de correr por dois dias seguidos, Giugiu ainda tinha mais lenha para queimar no domingo, e por isso fez mais uma excelente apresentação no XCO HC, encerrando seu fim de semana com mais um primeiro lugar na Sub-23 e um quarto na Super-Elite.

“Terminamos o último dia de Copa Internacional em Araxá comemorando 20 anos da prova. Estou feliz com minha performance, já que estou conseguindo construir mais desempenho agora, e isso me deixa muito feliz”, finalizou a atleta.

Em prova de recuperação, Leozinho de Castro é primeiro na Sub-17

Provando mais uma vez que descobrir talentos é uma arte da casa, a Sense Factory Racing subiu no lugar mais alto do pódio com Leonardo de Castro, que deu uma verdadeira aula de pilotagem e força no XCO da Sub-17.


Depois de largar no fundo do pelotão, por ser novo na categoria, o atleta mostrou que está muito forte e chegou em primeiro lugar, recuperando dezenas de posições na prova mesmo sofrendo com um problema mecânico na suspensão da bicicleta - não é à toa que ele é um dos favoritos para o título Pan-Americano em sua categoria.

“Acabei largando na última fila e fiz uma prova de recuperação. Vim o tempo inteiro tentando buscar os ponteiros e gastei muita energia na largada. Felizmente consegui passar meu adversário para o primeiro lugar no apoio, já que ele sofreu um pneu furado”, afirmou Leozinho.

“Depois disso, vim administrando e tomando bastante cuidado, principalmente nas ultrapassagens dos atletas das outras categorias, o que me garantiu o título”, explicou o jovem atleta, que já fala como um verdadeiro campeão.

Rubinho Valeriano é campeão nas elétricas

Demonstrando mais uma vez que quem é rei nunca perde a majestade, Rubinho Valeriano provou que continua sendo um dos atletas mais fortes do continente ao ser o campeão das E-Bikes Pro da CIMTB Araxá 2023.

No ano passado, depois de vencer todas as etapas na categoria e de vestir a camisa amarela de líder na geral ao longo do ano, Rubinho ganhou uma nova camisa para sua coleção: o jersey azul de Campeão da Temporada da CIMTB 2022.



Com a largada da prova acontecendo nas primeiras horas da manhã do sábado, Rubinho teve que enfrentar um obstáculo a mais para vencer: a falta de previsibilidade das condições da pista. Apesar disso, o atleta de 43 anos realmente dominou a competição, liderando praticamente de ponta-a-ponta.


“Hoje a prova foi excepcional. Largamos às 08:20 da manhã, e a pista estava um pouco lisa, mas bastante divertida. Procurei fazer uma prova constante e com cabeça. Na primeira volta não sabia como estaria o terrno, já que caiu uma chuva muito forte ontem”, explicou o experiente atleta, que precisou de pouco tempo para adaptar-se às condições.

“Depois de ter cautela na primeira volta, botei um ritmo forte e constante para ir em primeiro até a chegada. Nas partes divertidas da pista, me diverti demais, e na hora de fazer força fiz muita força”, complementou Rubinho, que também participou do XCO HC no dia seguinte:

Vale destacar que a etapa de Araxá da CIMTB serviu como preparação final para o Campeonato Pan-Americano de MTB, que vai acontecer entre os dias 26 e 30 de abril na cidade mineira de Congonhas. A Sense Factory Racing estará presente com sua equipe completa, contando com Luiz Cocuzzi, Giugiu Morgen, Rubinho Valeriano, Marcela Lima e Leonardo de Castro.

A Sense Factory Racing tem os patrocínios da Sense Bike, Free Force, Grupo Avante, Probiótica, óculos HB, Michelin, Mavic, FOX Factory, Sentec, Caffeine Army Xplova, Camelbak, NBT, Elephant, Shimano, Fizik e Mountain Bike BH.

Crédito Fotos: Alemão Silva / S2 Sports / Divulgação

Sobre a S2 Indústria da Bicicleta

Sense Bike Passion - Breaking Limits

Mais informações:



Comments


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page