top of page

Sertões MTB Pirenópolis consagra campeões



Pelotão a caminho da largada do ultimo dia de prova (Foto: Duda Bairros)


Sorrisos e satisfação dos ciclistas ao completar o desafio marcaram o encerramento da primeira edição da prova, que abriu o calendário de competições 2023 com assinatura do Sertões. Sherman Paiva, Daniela Costa (Pro); Erick Bruske e Letícia Coura (E-Bike) vão ao alto do pódio.

Foram três dias de subidas e descidas pesadas; muitas pedras e também sorrisos. A primeira edição do Sertões MTB Pirenópolis chegou ao fim neste domingo com um imenso gosto de quero mais. Houve até quem dissesse que faria o percurso do dia novamente ou encararia um dia a mais, tamanha a curtição com o desafio. Em uma prova de cross-country Maratona, completar a prova e receber a medalha já é uma vitória pessoal - neste caso, mais do que comemorada. No total foram 135 km e 3.443m de altimetria acumulada no percurso PRO; e 93km e 2806m de altimetria acumulada no Sport e E-Bike.


Competidores pelas ruas de Piri (Foto: Duda Bairros)




A escolha das trilhas em uma região que se tornou meca do mountain bike fez com que os campeões realmente fizessem jus aos títulos. A disputa segundo a segundo se estendeu até o último quilômetro e, se em muitos casos, quem começou a terceira etapa com a camiseta amarela de líder a manteve para fazer a festa no alto do pódio, também houve quem a conquistasse no momento mais decisivo.


Na E-Bike Fem, Letícia Coura venceu o dia e é o campeã (Foto: Gustavo Perim)


Caso da mineira Letícia Coura (Trek Strava), que pedalou forte por trilhas que atravessaram o Caminho de Cora Coralina para vencer o dia e levar o troféu de campeã na E-Bike Feminino. Um destaque do dia foi a terceira posição da 'rallyzeira' Moara Sacilotti, que mostrou ser tão boa sobre a bike quanto sobre a moto.



Alysson Lucas levou a 3a etapa PRO Masculino (Foto: Gustavo Perim)




Letícia comemorou em dose dupla já que, na E-Bike Masculino Elite o campeão foi seu namorado Erick Bruske. O catarinense que se mudou para a terra da amada levou a melhor no duelo particular com Nataniel Giacomozzi (vencedor da primeira etapa da Copa do Mundo de Enduro e em sua primeira competição de XCM). Diego Malagon se intrometeu na briga para ser o segundo. E Albert Morgen foi o primeiro no percurso deste domingo.


Alexandre Valverde venceu a 3a etapa na E-Bike Masculino

(Foto: Gustavo Perim)



Já na E-Bike Masculino, Alexandre Valverde (A2 Bike Store) superou Leandro Petrus, que havia vencido o Sertões Ibitipoca 2022. Michele Tocci, o 'Italiano' levou na Golden 50+, em que o fluminense José Guimarães, 64 anos, completou com todo o fôlego.

Nas bikes movidas exclusivamente com a força das pernas, Sherman Trezza de Paiva (4Fun Bike Center) superou o companheiro de equipe João Paulo Firmino para vencer na geral da Pro Masculino por 20 segundos, mesmo com um pneu furado no último que o fez pedalar forte para retornar ao pelotão de líderes. Alysson Serra Lucas, o Tigrinho, foi o melhor do dia. Na Pro Feminino, Daniela Costa (Sell) foi a grande campeã, após a saída de Raíza Goulão (Oggi). A fera de Pirenópolis ficou fora do último dia, já que segue para a República Tcheca, onde disputa a primeira etapa da Copa do Mundo UCI.


A fera Abraão Azevedo, que fez dupla com Rodrigo Nunes, dominou a 95+ (Foto: Gustavo Perim)



Um dos nomes mais vitoriosos do Mountain Bike brasileiro, Abraão Azevedo somou mais um título ao extenso currículo. Ao lado de Rodrigo Nunes, o Gringo, venceu na Dupla Pro Soma de Idade 95+. Eles bateram outra parceria com nome de destaque: Cláudio Roberto de Souza, atual campeão Pan-Americano Master.

Para mostrar que a competição também tem muito de congraçamento e diversão, a categoria Super Light das E-Bikes (para modelos com menor assistência elétrica) se tornou mista e, ao longo dos três dias, os três primeiros se incentivaram e procuraram pedalar juntos. Mesmo após 10 dias de cama, Santuzza Affonseca levou o troféu do terceiro lugar - a mineira que vive em Campos do Jordão começou no balé e trocou os passos delicados pelos esportes radicais, com experiências na escalada e nas corridas de aventura antes de se apaixonar pelo MTB.


Outra atração foi a conquista de Luciano Santos, na PCD, mostrando que mesmo as limitações físicas não são obstáculo para pedalar.

O Sertões MTB Pirenópolis foi disputado em três dias de competição, com um prólogo (mais curto) e duas etapas, todos válidos para a classificação final. Os competidores do percurso Pro encararam ao todo 135 quilômetros, com 3.443m de altimetria acumulada. Já os ciclistas da Sport e os que competiram com as bikes elétricas tiveram pela frente 92,85km, com 2.806m de altimetria acumulada.

AÇÃO SOCIAL SAS BRASIL

Dez anos depois da primeira parada da SAS Brasil em Pirenópolis, a startup social finaliza suas atividades durante o Sertões MTB com um saldo de 900 pessoas atendidas. Nos três dias de ação foram realizadas consultas em cinco especialidades: odontopediatria, oftalmopediatria, cardiologia adulto, cardiologia pediátrica e neurologia. A ação, que aconteceu na Aldeia da Paz, no centro de Pirenópolis, contou com a presença de mais de 60 voluntários vindos de 15 cidades. Juntos, eles realizaram a prescrição de mais de 190 óculos para crianças da rede pública de ensino.

O que eles disseram:

Cadu Sachs, diretor de prova

"É uma satisfação enorme de ter entregado esse evento, que foi fruto do empenho de toda uma equipe para fazer tudo isso acontecer. Quando os últimos começaram a chegar é que caiu a ficha de que conseguimos fazer uma bela prova. Espero que a gente possa voltar nos próximos anos e vamos para o Ibitipoca".



Erick Bruske (campeão E-Bike Masculino Elite)

"O interessante é que nós tivemos no pódio um especialista no cross-country, que é o meu caso; o Nata, que é referência mundial no Enduro, e o Diogo, que compete no triatlo. A E-Bike proporciona essa mistura. Adorei cada minuto na cidade e mesmo fora da minha melhor forma, em recuperação de uma lesão no joelho, consegui vencer. Foi ainda mais especial com a Letícia ganhando também. O mais legal foi que todo mundo na categoria terminou com o sorriso no rosto, a gente se divertiu muito nas descidas, foi uma experiência incrível. Vejo a todos no Ibitipoca".

Letícia Coura (campeã E-Bike Feminino)

"O foco para a prova era me divertir, mas eu sou competitiva e pedalei forte para ganhar. Foi mais divertido ainda por andar de E-Bike em uma região que é extremamente propícia para elas. Tem quem acha que o motor elétrico deixa tudo mais fácil, mas a gente faz muita força andando rápido o tempo todo".


Sherman Trezza (campeão Pro Masculino)

"Uma prova de superação, mais uma experiência incrível; as trilhas eram difíceis, muita pedra. Valeu a pena todo esforço, todo o treinamento, competi me divertindo e consegui trazer mais essa para o currículo".

Daniela Costa (campeã Pro Feminino)

"Foi um prazer muito grande correr em Pirenópolis, ainda mais correndo ao lado da Raíza, que é uma referência para todos nós. Se tivesse sido segunda ou terceira já teria sido sensacional, amei a experiência, as trilhas foram surreais. Muito feliz por ser a vencedora da primeira edição".

Rodrigo Nunes, o Gringo (campeão Dupla Pro Soma de Idade 95+)

"Foi um grande evento, algo que todos os mountain bikers da região sonhavam. E compartilhar isso com o mestre Abraão também é um grande sonho. Conseguimos uma vantagem boa nos dois primeiros dias e hoje foi bastante divertido. Estou escrevendo meu nome na história. A prova está apenas começando e, quando ela for ainda maior, vou poder dizer 'já ganhei o Sertões'".

Sertões MTB Pirenópolis

7/5 - Etapa 3 - “Caminho de Cora”

PRO: 56,49 Km/ 1.390m

Sport / E-Bike: 37,25 Km/ 1.076m

E-Bike

Masculino Elite

  1. Albert Morgen (TMG Transportes e Locações) 1h01min43

  2. Diogo Malagon (4Fun Bike Center) 1h03min39

  3. Erick Bruske (Trek Strava) 1h03min55

Feminino

  1. Letícia Coura (Trek Strava) 1h24min49

  2. Lívia Rodrigues Moreira da Silva (Sportcicle) 1h28min21

  3. Moara Sacilotti (Caminhos das Serras) 1h30min48

Masculino

  1. Alexandre Valverde (A2 Bike Store) 1h07min15

  2. Leandro Lopes Petrus (E-Bike Brasil) 1h08min04

  3. Christian Westgeest 1h08min05

Golden 50+

  1. Michele Tocci 1h09min30

  2. André Luiz Colombini Lima (4Fun Bike Center) 1h09min33

  3. Weimar Pettengill (4Fun Bike Center) 1h16min32

Open Potência + Bateria

  1. Danilo Faria 1h09min16

  2. José Leonardo Antunes 1h12min39

  3. Felipe Marciano Lopes 1h18min28

Pro

Solo Elite Masculino

  1. Alysson Serra Lucas (Minas Bike) 2h09min41

  2. João Paulo Firmino (4Fun Bike Center) 2h11min35

  3. Sherman Trezza de Paiva (4Fun Bike Center) 2h11min50

Solo Elite Feminino

  1. Daniela Araújo Costa (Sell) 2h44min20

  2. Fabiana Brandão (4Fun Bike Center) 2h55min36

  3. Cássia Garcia de Oliveira (Time Raíza Goulão) 3h04min44

Solo Masculino 30+

  1. Handy Ulacia de Morais 2h17min13

  2. Uirá França Carneiro (Specialized) 2h28min38

  3. Layson Tavares de Oliveira (Real Bike Shop) 2h28min40

Dupla Masculino Pro até 80

  1. Breno Cardigos / Filipe Santos 2h18min44

  2. Gustavo Henrique / Pedro Henrique 2h30min36

  3. Eder Filho / Luís Henrique (Ilumisol) 2h41min44

Dupla Masculino Pro 95+

  1. Abraão Azevedo / Rodrigo 'Gringo' 2h11min58

  2. Armando Pires Neto / Cláudio Roberto de Souza 2h37min33

  3. Márcio Damião / Sérgio Augusto 2h45min23

Sport Dupla até 95

  1. Murilo Santos / Rodrigo Neves 2h03min28

  2. Helder Veira / João Paulo 2h05min37

  3. Flávio Cardoso / Ronaldo Quirino 2h21min38

Classificação final oficial

E-Bike

Masculino Elite

  1. Erik Bruske (Trek Strava) 2h41min52

  2. Diogo Malagon (4Fun Bike Center) 2h43min20

  3. Nataniel Giacomozzi (Specialized) 2h45min53

Feminino

  1. Letícia Coura (Trek Strava) 3h27min07

  2. Camila Franciosi (Epic Bike Store) 3h29min11

  3. Lívia Rodrigues Moreira da Silva (Sportcicle) 3h40min55

Masculino

  1. Alexandre Valverde (A2 Bike Store) 2h52min02

  2. Leandro Lopes Petrus (E-Bike Brasil) 2h53min15

  3. Brunner Thiago da Silva Pereira 2h55min04

Golden 50+

  1. André Luiz Colombini Lima (4Fun Bike Center) 2h55min32

  2. Michele Tocci 2h56min20

  3. Weimar Pettengill (4Fun Bike Center) 3h09min49

Open Potência + Bateria

  1. Danilo Faria 2h55min09

  2. José Leonardo Antunes 2h59min10

  3. Felipe Marciano Lopes 3h18min51

Pro

Solo Elite Masculino

  1. Sherman Trezza de Paiva (4Fun Bike Center) 5h12min45

  2. João Paulo Firmino (4Fun Bike Center) 5h13min06

  3. Ygor Oliveira Fernandes 5h21min01

Solo Elite Feminino

  1. Daniela Araújo Costa (Sell) 6h40min36

  2. Fabiana Brandão (4Fun Bike Center) 6h57min46

  3. Cássia Garcia de Oliveira (Time Raíza Goulão) 7h17min18

Solo Masculino 30+

  1. Handy Ulacia de Morais 5h34min11

  2. Uirá França Carneiro 5h53min02

  3. Layson Tavares de Oliveira (Real Bike Shop) 5h53min28

Dupla Masculino Pro até 80

  1. Breno Cardigos / Filipe Santos 5h29min04

  2. Gustavo Henrique / Pedro Henrique 5h58min08

  3. Eder Filho / Luís Henrique (Ilumisol) 6h15min36

Dupla Masculino Pro 95+

  1. Abraão Azevedo / Rodrigo 'Gringo' 5h15min03

  2. Armando Pires Neto / Cláudio Roberto de Souza 6h17min36

  3. Márcio Damião / Sérgio Augusto 6h35min37

Sport Dupla até 95

  1. Murilo Santos / Rodrigo Neves 5h13min54

  2. Helder Veira / João Paulo 5h23min27

  3. Flávio Cardoso / Ronaldo Quirino 5h55min10

* Ao todo, 24 categorias estão em disputa. Acesse os resultados completos no link: https://www.sistime.com.br/eventos/resultados/?pub=1159

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Pirenópolis:

Instagram: @sertoes.bike

Comunicação Sertões MTB Pirenópolis

Meg Cotrim

11.99182 8180

Rodrigo Gini

31.99616 4179



capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page