top of page

Sherman Trezza conquista o título brasileiro de E-MTB XCO no MTB Weekend




Ciclista de Lambari (MG) liderou a prova na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), ao término de todas as seis voltas, concluindo os 34,5 km em 1h19min08


A edição inédita do MTB Weekend teve fim neste domingo (4) sendo encerrada em alto nível. Os ciclistas da elite masculina do Campeonato Brasileiro de E-MTB XCO foram os responsáveis por fechar com chave de ouro o evento, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG). Após seis voltas completadas - cada uma com 5,75 km - totalizando 34,5 km, Sherman Trezza sagrou-se campeão nacional de E-MTB XCO pela primeira vez em sua carreira. O ciclista mineiro, de Lambari, não deu chance aos seus rivais, concluindo todas as voltas da prova em primeiro lugar.


"Super feliz com meu resultado, conquistando o título brasileiro. Temos que valorizar o fato de neste ano o Brasileiro de E-MTB XCO ter sido separado do Brasileiro de XCO de bike convencional, porque deu oportunidade há um maior número de atletas de competirem na prova. Uma modalidade nova, não só para o Brasil mas também para os países do exterior. Começamos a ter agora ciclistas especialistas em E-Bike, que vai ser a tendência no futuro. Esta é uma grande ferramenta, para nós atletas profissionais e também para atrair novos adeptos ao ciclismo", comentou Sherman Trezza.




Sherman comemora vitória em Nova Lima (Crédito: Ultrafotos)


Especialista em Cross Country Olímpico (XCO) em toda sua carreira, Sherman Trezza venceu a disputa superando fortes concorrentes, todos eles que também já tinham muita história no ciclismo nacional. Sherman ficou logo à frente do multicampeão brasileiro Rubens Valeriano e de José Gabriel Marques (atual bicampeão da CIMTB), vice-campeão e terceiro colocado, respectivamente, do Brasileiro de E-MTB Bike. O pódio foi completado por Roger Renso e Pedro Hilo. Lukas Kaufmann, Mario Couto, Gabriel Giovaninni, Luiz Cocuzzi e Diego Knob completaram as 10 primeiras colocações.


"Confesso que não desenhei nenhuma estratégia específica para esta prova, porque era tudo novo para mim. Foi a primeira vez que competi em uma corrida de bike elétrica. Assim, não sabia como meu corpo se comportaria e como as coisas iriam transcorrer. Fazer uma largada boa era crucial para obter um bom resultado. Consegui encaixar bem no começo e iniciar em terceiro lugar, para depois alcançar a ponta e daí em diante me concentrei, para não errar em momento nenhum", avaliou Sherman.


Top 5 do Brasileiro de E-MTB XCO Masculino

1 - Sherman Trezza de Paiva: 1h19'08''

2 - Rubens Donizete Valeriano: 1h20'04''

3 - José Gabriel Marques de Almeida: 1h22'16''

4 - Roger Renso Silva: 1h22'39''

5 - Pedro Hilo de Almeida Bertallo: 1h22'57''




Pódio do Brasileiro de E-MTB XCO Masculino (Crédito: Utrafotos)


Organização satisfeita com o resultado

Para muitos que estiveram na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, durante esses três dias de competição, a sensação era de que o evento foi um sucesso. Se nos dias que antecederam o MTB Weekend as fortes chuvas chegaram a preocupar, entre sexta e domingo (2 a 4) o tempo ficou firme, com poucos momentos com chuva na arena e na pista.


"Foi um grande prazer realizar este primeiro ano do MTB Weekend em Nova Lima. Foram vários desafios, a começar por uma programação intensa e deu tudo certo. Choveu durante os dias da montagem, mas no final de semana fomos muito favorecidos com um tempo firme em grande parte da competição. Montamos uma estrutura para receber o público da cidade e de toda a região, bem como os atletas que vieram de diferentes partes do Brasil. Conseguimos atingir um importante objetivo, que era o da valorização da bike elétrica, com mais de 100 inscritos na E-Bike", comentou Rogério Bernardes, organizador do evento.


"Montamos uma agenda que permitisse fazer esse evento todo num só final de semana e de uma forma em que todos pudessem competir em todas as provas, se o atleta quisesse. Competição para amadores e iniciantes, bike elétrica na Maratona, no Eliminator (XCE) e no Cross Country Olímpico, além da realização do Campeonato Mineiro de XCO. Tivemos a edição inédita do Brasileiro de XCE. Só temos a agradecer a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em nome do presidente José Vasconcellos, e a todos os funcionários de lá, a Federação Mineira de Ciclismo (FMC), em nome do Paulo Aquino, e aos patrocinadores Sense Bike e CSul, além de Prefeitura Municipal de Nova Lima", conclui Bernardes.


O local do evento

A região da Lagoa dos Ingleses é conhecida nacionalmente pelas inúmeras trilhas, por onde se aventuram os amantes de esportes, como o mountain bike, em suas diversas modalidades. O evento pretende atrair mais de 1.000 visitantes e turistas das 5 regiões do país e, com isso, movimentar a cadeia produtiva em estabelecimentos como hotéis, pousadas, bares, restaurantes, dentre outros.


Sobre o MTB Weekend

Realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Lima por meio da Secretaria de Turismo e organizado pela CIMTB o MTB Weekend conta com os patrocínios de Sense Bike e CSul, co-patrocínio de Probiótica, apoios de Shimano, Arrival, Açaí Fresh e Cervejaria 040, e a parceria institucional de Associação Geral, Centro Comercial, Emater e Projeto Trilhas. A supervisão fica por conta da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC).


Mais informações sobre o MTB Weekend:

Assessoria de Imprensa

Gustavo Coelho

press@cimtb.com.br Assessoria de Imprensa Gustavo Coelho press@cimtb.com.br






capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page