top of page

Tiago Ferreira e Miguel Muñoz são os mais rápidos no prólogo da Santander Brasil Ride Espinhaço



Nicolas Ferri/Brasil Ride - Arena Brasil Ride e as trilhas do Espinhaço ao fundo

A temporada 2022 da Santander Brasil Ride teve início oficialmente nesta terça-feira (19) na Serra do Espinhaço, Conceição do Mato Dentro (MG). O prólogo, válido pela primeira de cinco etapas da competição de mountain bike, contou com 16,5 km e 385m de altimetria nas proximidades da arena Santander Brasil Ride.

Na Open masculino, Tiago Ferreira / Miguel Muñoz (DMT Racing Team) cravaram o tempo de 40 minutos. O português e espanhol foram seguidos pelas duas duplas da República Tcheca: Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss (Ceska Sporitelna - Accolade 1) e Matous Ulman / Tomas Visnovisky (Ceska Sporitelna - Accolade 2), que concluíram em 40min09 e 40min20, respectivamente.

“O prólogo é muito físico, o que nos beneficia muito. Então sabíamos que precisávamos dar o máximo nas subidas porque o Lukas e o Sherman ganham tempo ao descer. Então passava um pouco por aí a nossa estratégia: pular o mais rápido possível na frente deles. Foi fantástico e agora temos quatro dias mais”, comentou Ferreira, campeão mundial e bicampeão europeu.


Nicolas Ferri/Brasil Ride O português Tiago Ferreira e o espanhol Miguel Muñoz (DMT Racing Team)


Sherman Trezza / Lukas Kaufmann (Hoffmann Racing Pedalsport), campeões do Espinhaço 2021, foi a melhor dupla brasileira colocada na etapa de abertura. “Prova rápida, fisicamente. A gente esperava mais. Mas conseguimos gerir para não ter erros e problemas mecânicos para as próximas etapas”, disse Trezza. “É uma etapa mais curta, bem intensa. Fizemos o melhor dentro do possível. Agora é pedalar com mais inteligência e constância”, complementa Kaufmann .

No feminino, Isabella Lacerda / Hercília Souza (Isateam TSW Racing Team) concluíram o prólogo com 49min56. Pouco mais de três minutos à frente das duplas Paula Gallan / Luman Diniz (Trinx Brasil Racing Team) e Iara Leite / Ana Panini (Cm7/Sicred). Isabella, que em 2021 foi campeã ao lado de Paula, busca repetir o bom desempenho ao longo das próximas quatro etapas.

“A prova foi muito rápida e eu e a Hercília conseguimos ter um entrosamento bem legal. Fluimos bastante nas trilhas. E amanhã a gente segue com a camisa de líder e defendendo até o último dia. Agora serão etapas mais longas, então tem que ter um pouquinho mais de dosagem do ritmo. Hoje foi só o aperitivo”, enfatiza Isabella.

As provas no Espinhaço

A Santander Brasil Ride Espinhaço segue até sábado (23). Até lá, os atletas terão somado um total de 210 km de trilhas percorridas e 5.730 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário e conta pontos para o ranking mundial da UCI - União Ciclística Internacional e conta com apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Top 5 das elites após o prólogo:

Masculino

1 - Tiago Ferreira / Miguel Munhoz - 40min00

2 - Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss - 40min09

3 - Matous Ulman / Tomas Visnovisky - 40min20

4 - Sherman Trezza / Lukas Kaufmann - 41min01

5 - Halyson Filipe - 41min15

Feminino

1- Isabella Lacerda / Hercília Souza - 49min56

2 - Paula Gallan / Luman Diniz - 53min17

3 - Iara Leite / Ana Panini - 53min38

4 - Sabrina Gobbo / Fabiana Brandão - 57min53

5 - Eliane Rezende / Liege Walter - 1h11min01

Transmissão ao vivo - A Santander Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, contando todas as novidades do dia a dia da competição no município mineiro. Sempre às 19h, os amantes do esporte poderão se informar sobre o evento, nos canais do Facebook e do YouTube da Santander Brasil Ride.

Próximas etapas

2ª etapa - Dois Córregos (20/04) - 50,6km I 1.201m de altimetria

3ª etapa - Rainha (21/04) - 83,2 km I 2.321m de altimetria

4ª etapa - Cross Country (22/04) - 5,3 km, totalizando 26,2 km e 772 m de altimetria

5ª etapa - Final (23/04) - 33,5 km I 1.053 m de altimetria

Maratona Cipó

Também no último dia do evento acontece a Maratona do Cipó, uma prova única com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Os participantes da categoria Tour terão um desafio menos intenso, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico, justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.

Reserva natural

Conceição do Mato Dentro integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó, com enorme potencial turístico. Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil - com 273m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.

Tal condição obteve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.

Maior premiação do ciclismo nacional

A Santander Brasil Ride Espinhaço reserva mais de R$ 140 mil em dinheiro, consolidando-se como a maior premiação do Brasil na história do MTB nacional. Seguindo os padrões do circuito da Santander Brasil Ride, mulheres e homens terão novamente premiação igual na prova.

Patrocínio e apoio

O Santander Brasil Ride Espinhaço tem os patrocínios do Santander, Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Specialized, Shimano, Garmim e Squirt, Unidas, HB, Red Bull. Conta ainda com os apoios da Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.

Santander – Esportes e Atividades Físicas

O Santander reforça e mantém a estratégia e o posicionamento da empresa em apoiar a prática de atividades físicas e esportivas.

Em 2021, o Banco anunciou uma série de atividades e iniciativas conectadas ao ciclismo, incluindo a criação de produtos especializados, investimento em ciclovias e patrocínio ao atleta olímpico de Mountain Bike, Henrique Avancini, além dos naming rights da Santander Brasil Ride e L’Étape Santander.

A empresa ainda possui os direitos sob o nome do Santander Track&Field Run Series, maior circuito de corridas de rua da América Latina, com etapas por todas as regiões do Brasil.

No futebol, o Santander é o principal patrocinador da CONMEBOL Libertadores, maior torneio de clubes das Américas, e também tem os direitos sob o nome da La Liga, o campeonato espanhol de futebol.

As iniciativas do Banco ainda incluem mais de 350 estações de ginástica e alongamento ao ar livre, algumas com acessibilidade e espaço destinado a pessoas com deficiência. As capitais contempladas com as estações são São Paulo (165) e Rio de Janeiro (107).

O Santander Brasil é um dos bancos que mais investe na expansão das energias renováveis. Líder em crédito para energia solar e com um portfólio completo de financiamentos para geração de energia renovável, redução de emissões de carbono e de consumo de água e energia, o banco também assumiu o compromisso de zerar sua emissão líquida de carbono até 2050.

Mais informações da Santander Brasil Ride:

Assessoria de Imprensa Brasil Ride

Igor Medeiros - Mtb 45.825

Telefone: +55 14 3354-4939

Celular: +55 14 99738-3575

Mais Informações:

MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Santander

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063

Fabio Donato: fabio.donato@paulomarra.com.br – 11 96011-7140

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br – 11 99255-3149

Redação: redacao@paulomarra.com.br – 11 3258-4780










Comments


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page