top of page

Trilha, calor e praia na segunda etapa da Santander Brasil Ride Bonito



A segunda etapa desafiou e arrancou suspiros de todos os participantes que finalizaram o dia na Praia da Figueira em Bonito - MS

A primeira edição da Santander Brasil Ride Bonito, estreou no principal destino de ecoturismo do país, Bonito (MS), com um evento para todas as tribos: mountain bike, e-mtb e a inédita competição de stage race com a gravel, que acontece entre os dias 7 a 10 de setembro. A segunda etapa da Santander Brasil Ride Bonito teve início na manhã desta sexta-feira (09). Ao todo, os ciclistas pedalaram 72 km em 1110 m de altimetria acumulada e chegada foi na paradisíaca Praia da Figueira, uma das mais famosas atrações turísticas da região. O destaque do dia ficou com a alta temperatura na região, ventos fortes e clima seco, elementos que temperaram a disputa nos trechos mais abertos e de estradas de terra. No trecho mais técnico pela mata fechada e single tracks dentro da Fazenda América deu vantagens aos mountain bikers que conseguiram ultrapassar os obstáculos naturais com mais facilidade enquanto as gravel levava vantagens nos estradões. Tudo na medida certa para todos competidores.


Enquanto muitos apostavam na vantagem da gravel, o mountain bike falou mais alto, e os primeiros colocados da segunda etapa da Santander Brasil Ride Bonito foram as MTBs. Leandro Donizete (Team Groove) venceu novamente na geral com 2h37min27s. “Foi uma etapa duríssima, muito dura mesmo. Começou com trechos planos e eu me poupei no começo pois sabia que precisaria no final. Foram pouco mais de duas horas e meia de prova, mas o desgaste foi equivalente a cinco horas de prova, devido o calor. Nos quilômetros finais eu so pensava em chegar”, contou Leandro. “Aquele slogan que a Brasil Ride usa caiu como uma luva hoje, o parece fácil, mas não é”, completou o vencedor da etapa. Leandro agora abre uma vantagem de 11min26s sobre Vinicius Lima (ATP Assessoria Esportiva). Na terceira colocação o jovem José Canella (Açaí Mil e Ross/ Sumare), da categoria junior a pouco mais de quatorze minutos do líder.


Ainda nas mountain bikes, a empresária/atleta Christiane Allmen, surpreendeu quando cruzou a linha de chegada na quarta colocação geral pilotando a sua eMTB. “Foi alucinante, as trilhas super divertidas com muito sobe e desce, cascalho e pedra para tudo o que era lado e com a bike elétrica consegui me mandar bem próximo do Leandro Donizete. A organização esta de parabéns, eu não esperar encontrar um lugar tão divertido como o que passamos hoje” falou Christiane. A mulher mais rápida nas mountain bikes no dia foi Meire Alcantara (Full Gas Sports) com 3h13min51s, seguida por Rosiane Santos (AMCC) e Catia Rojas (Ciclo Brasil Racing Team).


Entre as gravel, Carlos Sperb foi o mais rápido na etapa e assumiu a liderança no geral. Completou a etapa em 2h55min46s, com mais de sete minutos de vantagem para Rafael Oliveira (Specialized/ Canal de Bike). Gustavo Astolphi (Pedal Urbano Specialized Digger) terminou comigo e segue na terceira colocação geral também. Entre as mulheres manteve-se as mesmas colocações do prologo no dia anterior com Juliana Maciel (Pedal Urbano) fechando em 3h23min06s, seguida por Jessica Ropcke (Specialized) e Danara Schwertner (Pedal das 6). Juliana esta a 22min45s de vantagem para a segunda colocada e encaminha-se para conquistar o primeiro titulo de gravel em stage race no Brasil.

Todos os resultados completos estão disponível do app da Brasil Ride (Apple/ Android) ou no site da prova.


Santander Brasil Ride - Maratona das Araras

No ultimo dia de evento na Santander Brasil Ride Bahia, a organização também oferece a Brasil Ride Maratona das Araras, uma competição de um dia que acontece amanha, dia 10 de setembro. Nela os competidores poderão escolher entre três opções de prova, desenvolvidas para atender a todos os atletas: PRO com 69 km de percurso, TOUR com 18 km e a prova KIDS, onde crianças percorrerão aproximadamente 1 km no melhor estilo Brasil Ride. Tudo isso através de um cenário único, imerso na natureza, acompanhada de toda a fauna e flora da região.


Programação – Confira a programação completa da Santander Brasil Ride Bonito e Maratona das Araras.

Santander Brasil Ride Bonito

MTB - eMTB – Gravel (3 dias) 8 a 10 de setembro

1ª Etapa | 08/09: Distância 27km, Altimetria 380m

2ª Etapa | 09/09: Distância 72km, Altimetria 1110m

3ª Etapa | 08/09: Distância 69km, Altimetria 824m

Santander Brasil Ride Bonito - Maratona das Araras

Pro (1 dia) - 10 de setembro

Distância 69km, Altimetria 824m

Tour (1 dia) - 10 de setembro

Distância 18km, Altimetria 211m

Passeio Kids (1 dia) - 10 de setembro

Distância aproximadamente 1km.

A Santander Brasil Ride Bonito tem os patrocínios da Prefeitura Municipal de Bonito, Santander, Specialized, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros. Conta com os apoios de Full Gas, Garmin, Red Bull, HB, SPOT, Squirt e Thule. A organização é da Brasil Ride. Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida. Mais informações:

Twitter: @brasil_ride

Instagram: @brasilride / @tourbrasilride

TikTok: @BrasilRide


capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
capa_dirt_332_mai23.png
bottom of page