top of page
bibadirt

Van Baarle sela a primeira vitória de Roubaix para Ineos Grenadiers


Ineos Grenadiers triunfou hoje em Paris-Roubaix depois de completar uma excelente corrida de equipe que foi selada por seu líder de Classics Dylan van Baarle com um impressionante esforço solo. O holandês lançou sua jogada vencedora a 19 quilômetros do final, no setor de paralelepípedos de Camphin-en-Pévèle, superando seus companheiros de separação Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Tom Devriendt (Intermarché-Wanty Gobert) e Yves Lampaert (Quick-Step Alpha Vinyl ). Em segundo e terceiro na linha de chegada vieram Wout van Aert (Jumbo-Visma) e Stefan Küng (Groupama-FDJ), que andaram o dia inteiro com o pé de trás depois que Ineos dividiu a corrida antes mesmo de os paralelepípedos estarem à vista.



A corrida frenética favoreceu uma incrível velocidade média de 45,8 km/h naquela que acabou por ser a edição mais rápida de sempre do Paris-Roubaix – e a primeira vitória para Ineos Grenadiers (e sua encarnação anterior, Team Sky) no Inferno do norte


Van Baarle sela a primeira vitória em Roubaix para Ineos Grenadiers 169 pilotos largaram na 119ª edição de Paris-Roubaix às 11h15, percorrendo 257,2 quilômetros entre Compiègne e o Vélodrome André Pétrieux em Roubaix. Foi uma largada agitada, com nada menos que 48,8 quilômetros percorridos na primeira hora de corrida, durante a qual muitos pilotos tentaram (e falharam) estabelecer uma fuga. Foi no quilômetro 47 que o bando se dividiu em dois grupos. Ineos Grenadiers liderou o ataque, junto com EF Education-EasyPost, Bora-Hansgrohe, Bahrain Victorious e Quick-Step Alpha Vinyl, enquanto muitos favoritos foram pegos de surpresa e forçados a perseguir. Entre eles, dois dos três pódios de 2021, Florian Vermeersch (Lotto-Soudal) e Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), juntamente com pilotos famosos como Mads Pedersen (Trek-Segafredo), Kasper Asgreen (Quick-Step) Alpha Vinyl), Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty Gobert), Stefan Küng (Groupama-FDJ) e a dupla Jumbo-Visma Christophe Laporte e Wout van Aert.


Entre nos paralelepípedos A diferença entre os dois grupos chegou a 1’15” após 60 quilômetros de corrida, e foi mantida em torno dessa marca até o primeiro setor de paralelepípedos, 36 quilômetros depois. Com os paralelepípedos veio o caos: Pedersen e Asgreen bateram logo antes do setor 30 (Troisvilles a Inchy, km 96,3), enquanto na frente estava Filippo Ganna, da Ineos Grenadiers, que furou no setor 29 (Viesly a Quiévy, km 102,8) ), dificultando os esforços de sua equipe para dominar a prova. A verdadeira carnificina, porém, veio no setor 27 (Saint-Python, km 110,1), quando um grande acidente derrubou a maior parte do grupo da frente, deixando Niki Terpstra (TotalEnergies) sozinho na liderança. O holandês foi trazido de volta ao setor 25 (Haussy, km 123,7) pela maioria de seus ex-companheiros separatistas. A diferença entre os dois grupos principais ainda era de cerca de um minuto.


A fuga da fuga

Um corajoso ataque solo de Jens Reynders (Sport Vlaanderen) no setor 24 (Saulzoir a Verchain-Maugré, km 130,6) foi interrompido por um furo. Logo depois, no quilômetro 146, cinco pilotos se separaram: Davide Ballerini (Quick-Step Alpha Vinyl), Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Casper Pedersen (Team DSM), Tom Devriendt (Intermarché-Wanty Gobert) e Laurent Pichon (Arkéa-Samsic). Isso levou a desentendimentos que significaram o fim da escaramuça inicial. Depois de uma perseguição de 105 quilômetros sem fôlego, o primeiro grupo foi trazido de volta pelo segundo no quilômetro 152, logo à frente do setor 20 (Haveluy para Wallers, km 153,7).


Um grupo de favoritos é estabelecido

O Trouée d'Arenberg (km 161,9 - 2,3 km), setor de paralelepípedos número 19, cobrou seu preço em Ballerini e Pedersen, que foram eliminados do grupo da frente quando a diferença para Mohoric, Devriendt e Pichon aumentou além dos dois minutos. Apenas 50 pilotos sobreviveram no grupo principal no setor 14 (Beuvry-la-Forêt a Orchies, km 192). No setor 13 (Orchies, km 197), Nathan Van Hooydonck, da Jumbo-Visma, acelerou as coisas com seu líder Wout van Aert em seu volante. Desta jogada veio o grupo de 12 favoritos que disputaria a vitória junto com os três ciclistas que estavam na estrada.


O grupo de favoritos continha: Mathieu van der Poel, Guillaume van Keirsbulck (Alpecin-Fenix), Wout van Aert (Jumbo-Visma), Stefan Küng (Groupama-FDJ), Ben Turner, Dylan van Baarle (Ineos Grenadiers), Yves Lampaert, Florian Sénéchal (Quick-Step Alpha Vinyl), Jasper Stuyven (Trek-Segafredo), Adrien Petit, Taco Van der Hoorn (Intermarché-Wanty Gobert) e Matteo Trentin (UAE Team Emirates).


Impressionante demonstração de resiliência de Matej Mohoric

No setor 12 (Auchy-lez-Orchies a Bersée, km 203,1), uma aceleração de Van Baarle tirou Trentin, Van der Hoorn e Van Keirsbulck da disputa. No setor 11 (Mons-en-Pévèle, km 208,6), Pichon foi retirado do intervalo devido a um furo e Sénéchal perdeu contato com o grupo de favoritos. À direita do setor 9 (Pont-Thibault a Ennevelin, km 218), Mohoric sofreu um furo e deixou Devriendt sozinho na liderança. Depois de muitos ataques, Mohoric se afastou dos favoritos novamente, junto com Lampaert, a 29 quilômetros do final. Atrás, Van Baarle gradualmente voltou ao volante. Os três, junto com Devriendt, formaram um grupo de 4 fortes na liderança da corrida, enquanto Van Aert e Küng empreenderam uma perseguição em dupla atrás.


No momento em que a corrida foi vencida

Van Baarle esperou até o setor 5 (Camphin-en-Pévèle, km 237,3) para lançar o que se tornaria seu lance vencedor. Mohoric e Lampaert inicialmente tentaram contra-atacar, mas não conseguiram recuperar sua roda. Além disso, o belga caiu no setor 2 (Willems to Hem, km 249) depois de tocar um espectador e perder o equilíbrio. Enquanto isso, Mohoric foi pego por Van Aert, Küng e Devriendt, que conseguiram acompanhar o ritmo de ambas as potências. No velódromo, eles correram para os lugares restantes do pódio. A principal foi a de Van Baarle e a de Ineos Grenadiers, por direito próprio.


Resultados Top 20










Posts recentes

Ver tudo

Comments


capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_346.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page