top of page

Victor Lafay (Cofidis) venceu o estágio 8 do Giro d'Italia


VICTOR LAFAY (COFIDIS) DEU A SUA EQUIPE A 1ª VITÓRIA DE SUA EQUIPE

NO GIRO DESDE 2010 foto DIVULGAÇÃO GIRO



O francês de 25 anos foi o mais forte de nove fugitivos na escalada final, pegando Giovanni Carboni (Bardiani-CSF-Faizane) a 2,2 km da chegada, depois que o italiano atacou no início da escalada, e então evitou um ataque tardio de Francesco Gavazzi (Eolo-Kometa), que terminou em segundo lugar. Attila Valter (Groupama-FDJ) terminou com segurança em um pelotão que foi reduzido a 26 pilotos na subida final que contou com a maioria dos contendores do GC, o que significa que ele segurou a camisa rosa. Caleb Ewan abandonou no meio do caminho.

Os únicos nomes da GC que faltaram foram Jai Hindley (Team DSM), que perdeu onze segundos, e Pello Bilbao (Bahrain Victorious), que terminou trinta segundos atrás depois de ser apanhado em um acidente a poucos quilômetros do final, enquanto Louis Vervaeke (Alpecin-Fenix) caiu de quinto para décimo, também perdendo a divisão.

Mas o foco principal do dia foi a separação, que se formou após uma longa e competitiva batalha no início da etapa. “Foi um dia muito difícil, a separação foi muito difícil”, disse o vitorioso Lafay no final. “Mas quando acabou, o pelotão nos deu sete minutos, para que pudéssemos nos recuperar um pouco.” Depois que ficou claro que o pelotão estava feliz por deixar a pausa acontecer, tudo se resumiu à subida final para decidir qual dos nove venceria a etapa.

“A finalização foi dura, cerca de dez minutos de esforço ... Eu sabia que [os outros no intervalo] não eram escaladores. [Nelson] Oliveira era o melhor, então fiquei de olho nele. Mas eu estava confiante com minhas pernas e ataquei a 3km do fim. Não acredito que acabei de ganhar! ” Depois de fazer aquele ataque, não demorou muito para que ele pegasse o atacante anterior, Giovanni Carboni, que parecia que ia aguentar. Mas Lafay passou por ele sem problemas e subiu sozinho até o topo para selar um resultado marcante em sua carreira, e a primeira vitória da Cofidis no Giro desde 2010.


A prova O terreno ondulado e um final em aclive que não parecia difícil o suficiente para tornar este estágio GC completo significava que parecia ser mais um dia de fuga para o sucesso e, de fato, houve uma batalha poderosa no início do dia para começar.

Até mesmo os pilotos da GC se envolveram na batalha, com Egan Bernal (Ineos Grenadiers) em um ponto fazendo parte de um grupo que escapou.

Ele foi trazido de volta, mas ainda havia mais sustos para alguns pilotos da CG, pois os ventos laterais complicaram ainda mais a abertura exaustiva. O líder geral Attila Valter (Groupama-FDJ) foi pego quando o pelotão se dividiu em grupos menores, junto com pilotos GC como Romain Bardet (Ag2r Citroen) e Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo), mas mais uma vez finalmente tudo voltou ao normal.

Por fim, a cerca de 50km da etapa, um grupo de oito homens conseguiu ganhar uma folga substancial sobre o pelotão, e não era composto por ameaças ao GC: Nelson Oliveira (Movistar), Kobe Goossens (Lotto Soudal), Alexis Gougeard (AG2R Citroën), Nikias Arndt (DSM), Victor Lafay (Cofidis), Giovanni Carboni (Bardiani-CSF-Faizane), Francesco Gavazzi (Eolo-Kometa) e Fernando Gaviria (Emirados Árabes Unidos). O pelotão ficou feliz com a composição do grupo e sentou-se, dando a todos uma recuperação muito necessária.

Todos, isto é, exceto Victor Campanaerts (Qhubeka Assos), que saiu em busca do octeto líder e teve que cavar fundo antes de finalmente se juntar a eles depois de perseguir por cerca de 10 km.

Em meio a toda a ação sem fôlego, Caleb Ewan (Lotto Soudal) abandonou a corrida após se distanciar. O australiano vinha usando a maglia ciclamino como líder da classificação por pontos, então Tim Merlier (Alpecin-Fenix) tornou-se o novo líder.

Com a corrida resolvida, a diferença de intervalo ficou cada vez maior, chegando a mais de sete minutos no início da longa subida central do dia, a categoria dois Bocca Della Selva.



CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS A 8ª ETAPA






Comments


capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
capa_dirt_344.png
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.05.jpeg
bottom of page