REVISTA BIKE ACTION

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

SENSE BIKE ANUNCIA COMPRA DA SWIFT CARBON GLOBAL

Fabricante nacional de bicicleta compra toda a estrutura da Swift, marca Sul-Africana especializada em fibra de carbono. foto Bruno Senna

 

A Sense Bike, fabricante nacional de bicicletas, anunciou a compra da marca Swift Carbon Global, empresa Sul Africana de bicicletas e especializada no desenvolvimento de quadros em fibra de carbono.

 

Segundo Henrique Ribeiro, CEO da Lagoa Participações - grupo que controla a Sense Bike, a compra chega para colocar a marca nacional em um novo patamar de tecnologia e desenvolvimento. "Acreditamos em um mundo sem limites geográficos, em especial no ciclismo. Continuaremos disputando com dedicação o mercado nacional, que tem nos prestigiado muito e iniciamos agora a presença também no mercado mundial", explicou Henrique.

 

O CEO ainda afirma que, nos próximos anos, o investimento deve atingir a casa dos 20 milhões de dólares, algo que promete gerar mudanças tanto para a Sense quanto para a Swift.

 

Mercado nacional e internacional

Com a aquisição, a Sense terá a oportunidade de comercializar seus modelos de alumínio nas dezenas de países onde a Swift já está presente. Além disso, a compra da Swift pela Sense promete resultar em produtos melhores para o mercado nacional e mais competitividade dentro e fora do Brasil. "Com esta aquisição entramos de corpo e alma no universo da fibra de carbono, desde a engenharia de materiais até o desenvolvimento de produtos de alta performance. Damos, portanto, um salto importante em termos tecnológicos, o que gerará reflexos positivos em toda nossa produção, tanto para o mercado nacional quanto no exterior", afirmou o CEO.

 

Sobre a Sense Bike

Parte da Lagoa Participações - grupo mineiro que desde 1981 investe no universo de duas rodas - a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2012, foram lançados os três primeiros modelos de bicicletas elétricas, com tecnologia de pedal assistido. 

 

Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, o que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia.

 

Em 2018, a Sense Bike foi escolhida pelo segundo ano consecutivo como a Melhor Marca Nacional de Bicicletas, recebendo da Revista Bike Action o prêmio Guidão de Ouro. A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais. 

 

Sobre a Swift Carbon Global

 

A Swift Carbon Global, fabricante de bicicletas em carbono, foi criada em Cape Town, África do Sul, em 2008. As suas bikes possuem um design único e exclusivo, desenvolvido com tecnologia de ponta.

 

Em resposta à ampliação de suas vendas, construiu uma fábrica em Porto, Portugal, para atender ao mercado europeu. Esse grande salto deu à empresa uma nova dimensão e capacidade para suprir o mercado com uma ampla gama de modelos. Como especialista em carbono focada em oferecer um excepcional ride feelling, a Swift Carbon Global produz cada bike com supremacia na performance, oferecendo precisão absoluta. 

 

As bicicletas são desenvolvidas com carbono nobre que entregam vantagens de peso e rigidez, sempre garantindo conforto e confiabilidade ao ciclista.

 

Mais informações https://swiftcarbon.com/en/

 

 

Operação Swift Carbon
 

Perguntas e Respostas                                                                                                            
 
1. Como nasceu o relacionamento entre a Sense Bike e a Swift Carbon?
Ambas as empresas são originárias do hemisfério Sul, região não tradicional para a produção de bicicletas de alta qualidade. Com sonhos e desafios semelhantes, a parceria foi iniciada em 2016, com oferta exclusiva de quadros, e se ampliou até a concretização deste momento.
 
2. Uma empresa brasileira comprar uma empresa internacional não é o caminho comum. Porque esta decisão?
Acreditamos em um mundo sem limites geográficos, em especial, no ciclismo. Desde 1981, nosso Grupo tem trabalhado para fomentar este mercado e acompanhar esta evolução. Continuaremos disputando com dedicação o mercado nacional, que tem nos prestigiado muito e iniciamos, agora, presença também no mercado mundial.
 
3. Qual o valor do investimento feito pela Sense Bike nesta transação?
Trata-se de um valor expressivo para esta indústria. Tendo em vista os próximos cinco anos, o investimento será da ordem de US$ 20 milhões.
 
4. As duas marcas atuarão nos mesmos mercados? Qual plano de expansão para marca Sense fora do Brasil?
Entendemos que cada marca tem sua força e seu DNA. Vamos potencializar a força de cada uma em seus mercados principais. As estratégias estão sendo definidas e o principal objetivo é atender ao ciclista como ele merece, onde ele estiver.
 
5. O que muda para Sense Bike à partir da compra da Swift Carbon?
Temos hoje grande know-how na produção de bicicletas de alumínio, com nossa marca e nosso DNA. Com esta aquisição entramos de corpo e alma no universo da fibra de carbono, desde a engenharia de materiais até o desenvolvimento de produtos de alta performance. Damos, portanto, um salto importante em termos tecnológicos, o que gerará reflexos positivos em toda nossa produção, tanto para o mercado nacional, quanto no exterior.
 
6. O que uma marca pode agregar à outra neste processo de internacionalização?
Ambas nasceram com grande paixão em diferentes áreas.  A Swift é voltada ao universo carbono e a Sense focada no alumínio. A combinação trará enormes ganhos e melhores condições para competir no mercado mundial.
 
7. Como foram os últimos anos para Sense no Brasil?
Com pouco menos de uma década, conseguimos ser percebidos e valorizados pela oferta de produtos de qualidade. Ano a ano, com as novas linhas apresentadas, vimos experimentando um sucesso surpreendente. Nos últimos 3 anos, crescemos mais de 150% em termos de modelos oferecidos e cerca de 80% em volume. Como consequência, fomos eleitos, pelo segundo ano consecutivo, a melhor marca nacional de bicicletas. Com a aquisição da Swift Carbon, estamos convencidos que nossa presença será ampliada ainda mais.
 
8. Quais os principais mercados de atuação da Swift Carbon?
A Swift Carbon nasceu na África do Sul e está presente em 40 países. É uma marca internacional e agora tem como foco se consolidar fortemente no mercado Europeu
 
9. O que o mercado nacional pode esperar da Sense?
Construímos nos últimos anos um forte relacionamento com os ciclistas nacionais. Neste novo momento vamos ampliar, muito, os investimentos. Ofertaremos produtos ainda melhores e que caibam no bolso de todos. Somos apaixonados pelo Brasil e acreditamos que, em cinco anos, teremos um mercado no padrão global, no que diz respeito à oferta de produtos e investimentos no esporte.
 
10. A Sense ampliará sua linha de produtos?
Sem dúvidas! Vamos apresentar grandes novidades ainda este ano, com a linha 2019, no início do segundo semestre.

11. Quais as principais conquistas da Swift Carbon no ciclismo?
A Swift Carbon tem uma estrela chamada Henri Schoeman, que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e venceu o mundial de WTS em Abu Dhabi, 2018 e o Commonwealth Games 2018, na Austrália. A Swift Carbon também foi patrocinadora de teams como Drapac, NFTO e BCX com ótimos resultados.
 

12. Este anúncio marca o início de um novo ciclo?
Estamos certos que sim. Ganhamos em tecnologia; ganhamos em força de competição; ganhamos em diversidade de mercado. Trabalharemos com muita dedicação para celebrar conquistas maiores nos próximos anos.

 

Henri Schoeman, que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016 

Fachada fábrica da Sense Bike

Fábrica da Swift Carbon

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

BANNER-NEW-BIKE-ACTION.gif
banner-barbedo-sports.jpg
capa_bike_234_fev20.png
capa_dirt_293_fev20.png
capa_guia_bike_dezembro19.png
capa_guiadirt_fev20.png
capa_moto_149_jan20.png
cross-race.jpg
BANNER SITE 2020.jpg